Geral

Meninos são inclusos na vacinação contra HPV

Publicado em: 09 de janeiro de 2017 às 17:29 Atualizado em: 19 de fevereiro de 2024 às 11:38
  • Por
    Luciana Mandler
  • Fonte
    Jornal Arauto
  • Foto: Luciana Mandler/ Jornal Arauto
    compartilhe essa matéria

    Faixa etária para imunização é de 12 e 13 anos nesta primeira fase da inclusão

    Desde está segunda-feira, dia 9, estão disponíveis as vacinas contra HPV para meninos de 12 e 13 anos, de forma gratuita. Antes disso, as doses eram aplicadas apenas em jovens do sexo feminino. Em Vera Cruz, os pais ou responsáveis podem levar seus filhos até o Espaço Mamãe Criança, na Sala de Vacinas do Posto de Saúde Central, ou na Estratégia de Saúde da Família (ESF) de Vila Progresso.

    Sem precisar enfrentar fila devido à tranquilidade na manhã desta segunda-feira, o industriário Ivan Ricardo Frey aproveitou o período de férias para levar o filho Rafael, de 13 anos, até o posto de saúde. 

    O vera-cruzense soube da inclusão de meninos para receber a dose da vacina pela televisão, no domingo à noite. “Sempre busco deixar a caderneta de vacinas dele em dia. Quando vi que estavam disponibilizando, resolvi trazê-lo logo”, conta. Além da primeira dose contra o HPV,  o jovem Rafael aproveitou para fazer o reforço contra a meningite C, que também passou a ser aplicada em dose única, em meninas e meninos entre 12 e 13 anos. Daqui a seis meses, o garoto voltará para a unidade de saúde, onde receberá a segunda dose. 

    Quem também não perdeu tempo ao ler no Nosso Jornal a informação sobre a vacina foi a dona de casa Marli Stertz. A vera-cruzense levou o filho Thales, de 13 anos, para receber a primeira dose, também na manhã desta segunda, bem como a vacina contra meningite. “Se é importante para ele e para a saúde dele, sempre vou fazer o que é o melhor. Por isso eu vim. Além do que é de graça, então porque não fazer se é uma forma de prevenir?, indaga. 

    Confira a matéria completa na edição impressa desta terça-feira do Jornal Arauto.