Local reúne documentos e objetos que contam a história da antiga fumageira
Na sessão de quarta-feira (4), a Câmara de Vereadores de Santa Clara do Sul aprovou por unanimidade o projeto de Lei nº 81/2024, que declara o Memorial Broenstrup como Patrimônio Público do município. A medida garante a preservação histórica do espaço, mas sem inviabilizar o uso do prédio para futuros projetos de interesse público.
Localizado em Picada Santa Clara, o memorial reúne documentos e objetos que contam a história da antiga Fumageira Broenstrup, um marco para a economia local em décadas passadas. Entre os itens doados pela família estão livros de compra e venda de fumo, registros de empregados, placas, escrituras e o projeto arquitetônico do prédio, além de uma linha do tempo contando toda a trajetória da fábrica e o nome dos funcionários que trabalharam no local.
Desde 2018, quando foi declarado de utilidade pública e adquirido pelo município, o imóvel é reconhecido como um importante patrimônio cultural. A aprovação do projeto de lei reafirma o compromisso do governo com a memória coletiva, enquanto mantém aberta a possibilidade de o prédio ser utilizado para outros projetos que beneficiem a população.
“A declaração do Memorial Broenstrup como Patrimônio Público reforça nossa intenção de preservar a história ao mesmo tempo em que viabilizamos seu uso para iniciativas de interesse público”, destaca a administração municipal.
Notícias relacionadas
Mudanças climáticas e IA serão pautas do Brasil à frente do Brics
País buscará entendimento com outros países do grupo, diz embaixador
“Outras prioridades acabam fazendo a manutenção ficar para depois”, avalia administrador do HSSM
Para o próximo ano, casa de saúde venâncio-airense quer revitalizar as fachadas da Tiradentes e da Jacob Becker
Vera Cruz deve inaugurar terceira Emei rural em 2025
Para que os quatro cantos do município tenham escola infantil, próxima localidade na mira é Linha Andréas
Abastecimento de água em seis bairros deve ser restabelecido ao longo da tarde
O fornecimento foi interrompido devido a problemas eletromecânicos na Estação de Bombeamento de Água da Avenida Euclides Nicolau Kliemann