Caso registrado no município foi abordado na sessão da Câmara de Vereadores
Na sessão da Câmara de Santa Cruz do Sul desta semana, o vereador Alberto João Heck (PT) usou a tribuna para condenar o episódio dos ataques racistas sofridos por Renato Santos que ganhou repercussão nacional. “Se o fato não foi bom para Santa Cruz do Sul, temos que dizer que não foi um ato isolado, são muitos os crimes de racismo ou injúria racial tratados por advogados de nosso município”, disse. Segundo Heck o racismo acontece no nosso cotidiano, infelizmente.
LEIA TAMBÉM: "Acho que Santa Cruz não tinha visto um caso tão claro, com tanto ódio e raiva", diz Renatinho sobre caso de racismo
O vereador petista salientou, ainda, que precisamos aprender como sociedade a denunciar e a indignarmos com as situações de racismo. "Nós vivemos no século XXI. É inadmissível que nos comportemos como há quatrocentos anos, não podemos ver a raça negra como inferior", destacou Heck. Além de lutar contra o racismo, o vereador acrescentou que são necessárias políticas públicas de combate a discriminação e a segregação do negro.
Não à privatização da Corsan
Alberto Heck se manifestou, por outro lado, sobre o processo de privatização da Corsan, que deve ir a leilão no dia 20 de dezembro. “Vamos encaminhar, para a próxima sessão, uma indicação ao Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Sul para que impeça a venda da Companhia de Saneamento”, ressaltou.
"O poder concedente do sistema de abastecimento de água e saneamento básico são os municípios e o Governo do Estado não pode a revelia de todos vender a Corsan", continuou Heck. "Daqui a algumas semanas nós teremos um novo governo federal, que tem outra concepção da função das estatais e que com certeza pode ajudar a Corsan a cumprir os quesitos do Novo Marco Legal do Saneamento", apontou Heck.
Aumento de casos de Covid-19
O vereador Alberto Heck aprovou, ainda, três expedientes. Um deles é pedido de informações ao Executivo, questionando sobre os aumentos de casos de Covid-19. Heck quer saber se existe alguma discussão ou grupo de acompanhamento da situação e se o Município pretende adotar medidas preventivas, uma vez que se têm notícias de diversas testagens positivas. "Nossa preocupação é saber se o município está tomando as medidas cabíveis e em tempo hábil, para que não tenhamos uma nova onda dessa pandemia que ainda não chegou ao fim", justificou Heck.
Guard-raill na Linha Nova Agnes
Por fim, Heck encaminhou uma indicação para que seja instalada uma proteção do tipo ‘guard-raill’ na estrada que liga a ERS-418 à localidade de Linha Nova Agnes, nas imediações do Frigorífico Gassen. “Solicitamos a atenção da Administração Municipal em relação a uma situação crítica, pois diversos acidentes têm sido registrados neste local, sobretudo aos finais de semana, quando ocorrem festas, jogos ou reuniões em espaços existentes na localidade”, argumentou.
Notícias relacionadas
PEC que proíbe aborto legal pode ser votada nesta terça na Câmara
O caráter polêmico da proposta tem acirrado os debates
Após reclamações sobre calor durante Enart, vereador propõe estudo para climatização do Arnão
Indicação é de Serginho Moraes, do Partido Liberal
Diplomação dos eleitos acontece entre 16 e 18 de dezembro na 40ª e 162ª Zona Eleitoral
Cerimônias acontecem, na maioria dos casos, nas Câmaras de Vereadores dos municípios de abrangência e vão reunir eleitos e autoridades
Maioria do STF vota por manter símbolos religiosos em órgãos públicos
Prevalece posição do relator de que itens fazem parte da cultura