Universidade busca identificar as necessidades de acessibilidade de todos os tipos de PcDs
A Unisc vem discutindo em muitas instâncias a temática da Acessibilidade, assim como tem uma trajetória de ações praticadas na arquitetura de ambientes e no atendimento educacional especializado, tanto em sala de aula quanto em áreas de atendimento à comunidade acadêmica, tendo criado, em 2105, a Comissão de Acessibilidade.
Dessa forma, a cada semestre, por meio do Núcleo de Apoio Acadêmico (Naac), há um grande empenho com a formação acadêmica de pessoas com deficiências (PcDs) nos diferentes cursos, oferecendo melhores condições para o processo de ensino-aprendizagem, identificando as necessidades de acessibilidade de todos os tipos (atitudinal, arquitetônica, comunicacional, programática e instrumental). Esse acompanhamento ocorre durante todo o transcorrer da graduação.
Uma das ações dentro da política de acessibilidade teve início no segundo semestre de 2017, numa parceria entre o Núcleo de Apoio Acadêmico (Naac) e o Projeto de Extensão Arquitetura e Saúde. A estudante do curso de Biomedicina, Eduarda Luisa Pagel, é cadeirante e recebeu apoio de infraestrutura para realizar suas aulas práticas nos laboratórios de Anatomia e de Microscopia.
No laboratório de Anatomia foi disponibilizado à estudante uma plataforma de acesso junto às macas. No laboratório de Microscopia a equipe do projeto extensionista, composta por professores e alunos dos cursos de Arquitetura e Urbanismo e Fisioterapia, criou um mobiliário adaptado (mesa adaptada), para permitir que o microscópio pudesse ser manuseado com facilidade e autonomia. “A bancada no laboratório tem facilitado muito, pois consigo ter melhor acesso ao microscópio óptico sem precisar me deslocar da minha cadeira de rodas. Também a plataforma facilita o acesso aos corpos que se encontram no laboratório de Anatomia, proporcionando melhor qualidade na aprendizagem através de aulas e avaliações práticas”, salientou a estudante.
Conforme a percepção das integrantes da equipe, a coordenadora do Naac Raquel Ribas Fialho e as professoras do Projeto Arquitetura Rosane Backes e Patrícia Roveda, ações como essa, onde houve uma solução concreta e eficiente, motiva as equipes dos setores envolvidos a continuar nessa caminhada para melhorar todos os tipos de acessibilidade na Instituição. “Também temos a ciência de que os acadêmicos bolsistas envolvidos estão tendo a oportunidade de experienciar importantes ações que fazem a diferença na vida das pessoas”, disseram.
Notícias relacionadas
Ell Play é alegria em cada momento e diversão para toda família
Casa de festas e eventos está localizada na Avenida Barão do Arroio Grande, 137, em Santa Cruz do Sul
Lula sanciona regulamentação da reforma tributária sobre consumo
Além da redução e simplificação de tributos, a regulamentação da reforma traz novidades como o cashback (devolução parcial de imposto para os mais pobres), impostos reduzidos para imóveis e cesta básica nacional isenta de imposto
Torcida Organizada – Arauto News – 16/01/2025
Inter x México, Cuéllar no Grêmio e mercado de transferências / Nícolas da Silva, Kássia Machado, Luciano Almeida, Rafael Cunha, Bianca Mallmann e Guilherme Bica
Eduardo Leite determina que equipes técnicas auxiliem nas ações diante da forte chuva em Santa Catarina
“Em momentos como este, as divisas entre nossos estados são apenas linhas no mapa. O que importa é unir forças para proteger e amparar quem precisa”, frisou o Governador