Empresas irão se manifestar até, no máximo, dia 20
Finalizada a primeira rodada de negociação, o preço do tabaco para a safra 2017/2018 continua indefinido. Os encontros individuais, ocorridos nesta semana (06, 07 e 08 de dezembro), na sede da Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra), em Santa Cruz do Sul, envolveu a comissão interestadual dos produtores, formada por membros da Afubra e das Federações dos Sindicatos Rurais (Farsul, Faesc e Faep) e dos Trabalhadores Rurais (Fetag, Fetaesc e Fetaep), e representantes de dez empresas fumageiras.
Nesta primeira rodada de negociação, com encontros individuais com cada empresa, a representação dos produtores apresentou o custo de produção, cuja variação é de 2,7%, e a proposta de reajuste, de 4,7% sobre a tabela oficial acordada na safra passada. Sobre o índice, a comissão diz que, com o valor médio a ser pago pela indústria na comercialização, o percentual proporcionará lucratividade ao produtor. Apenas três empresas apresentaram proposta, aquém do proposto pelas entidades. Com isso, não houve acordo e as empresas irão analisar e se manifestar até, no máximo, dia 20 de dezembro. Pelo regimento do Foniagro (Fórum Nacional de Integração do Tabaco), aprovado de acordo com a Lei 13.288/2016 (Lei da Integração) a definição de preço para as safras deve ser sempre realizada durante o mês de dezembro.
A rodada de negociação frustrou a expectativa da comissão. Ela entendia que as propostas a serem apresentadas nas reuniões se aproximariam mais do pedido das entidades. "As indústrias não estão valorizando o trabalho do fumicultor. Elas se limitaram a oferecer uma variação que poderá comprometer a margem de lucratividade dos produtores, bem como a manutenção de parte deles na atividade. ”
Notícias relacionadas
Torcida Organizada – Arauto News – 16/01/2025
Inter x México, Cuéllar no Grêmio e mercado de transferências / Nícolas da Silva, Kássia Machado, Luciano Almeida, Rafael Cunha, Bianca Mallmann e Guilherme Bica
Eduardo Leite determina que equipes técnicas auxiliem nas ações diante da forte chuva em Santa Catarina
“Em momentos como este, as divisas entre nossos estados são apenas linhas no mapa. O que importa é unir forças para proteger e amparar quem precisa”, frisou o Governador
Rádio Revista – Renato Drummond Neto, Historiador
Historiador faz sucesso nas redes com pesquisa e livro sobre a monarquia. Autor do livro Rainhas Trágicas: Quinze Mulheres que moldaram o destino da Europa, onde resgata a história de soberanas que deixaram sua marca na história. O site Rainhas…
Rádio Revista – 1º Tenente Adriano Thomazi, Comandante do Corpo de Bombeiros Militar de Rio Pardo
Ação do Projeto Guarda-vidas Mirim ocorre neste sábado em Rio Pardo, na Praia dos Ingazeiros. As atividades ocorrem de manhã, às 10h, e à tarde, às 15h. Em cada turno são 30 vagas. O projeto Institucional Guarda-vidas Mirim atinge crianças…