Geral

Visita técnica promove valorização do turismo rural em Sobradinho

Publicado em: 08 de novembro de 2024 às 11:28
Visita a floricultura foi uma das atividades | Maiquiele Schaefer Roso
compartilhe essa matéria

Roteiro turístico em Arvorezinha contemplou diferentes empreendimentos, resgate de tradições e contribuiu para a comercialização de produtos

Com a finalidade de trocar experiências e conhecimento, explorar e valorizar o turismo rural, as integrantes da Associação das Trabalhadoras Rurais de Sobradinho realizam uma viagem técnica a Arvorezinha. O roteiro turístico foi organizado pelo escritório municipal da Emater/RS-Ascar de Sobradinho e contemplou conhecer diferentes empreendimentos, resgatar e manter tradições e contribuir para a comercialização de produtos locais e do artesanato.

Um dos locais visitados foi a Ervateira Natumate, onde as produtoras puderam acompanhar o processamento da planta, guiadas por Solange Bassani, sócia-proprietária do estabelecimento e pelas extensionistas rurais sociais da Emater/RS-Ascar Rafaela Czermaneski e Maiquiele Schaefer Roso.

A programação também contemplou uma visita à microempresa Doces Carmen. No local, as trabalhadoras rurais puderam, por intermédio da proprietária Carmem Pompermaier Gehlen, conhecer produtos artesanais e com matérias-primas selecionadas, produzidas pelos agricultores locais.

Uma feira de artesanato promovida pelas artesãs de Arvorezinha, em parceria com a secretária de Turismo do município, Emília Gasparin, também foi realizada durante a viagem técnica, seguida da visitação em um dos principais pontos turísticos, a Igreja São João Batista.

O grupo de trabalhadoras rurais também pode adquirir diferentes espécies de plantas, nas floriculturas Sanson e Casa das Plantas. A programação seguiu com visita ao Ecoturismo Bendito Sossego, ponto turístico localizado na propriedade de Nilsa e Hibraino Franzon. Uma das atrações do local foi a realização do Ritual do Bambu, onde o “suco da vida” – suco de erva-mate colhida na propriedade – foi servido em taças feitas artesanalmente de bambu.

A excursão foi linda e muito proveitosa, visto que as mulheres adoraram o passeio, se inspiraram nos locais visitados e com as histórias de vida e de empreendedorismo, protagonizados na maioria por mulheres”, comenta Maiquiele, ao reconhecer a importância dessas vivências para o empoderamento feminino, para o lazer e para o incentivo do turismo nas propriedades rurais.

Através da excursão tivemos o entrosamento do grupo com a cidade de Arvorezinha, adquirimos conhecimentos voltados à fabricação de produtos e conhecimentos relacionados ao turismo”, finaliza a presidente da Associação das Trabalhadoras Rurais de Sobradinho, Tânia Burin.

Leia também