Roteiro turístico em Arvorezinha contemplou diferentes empreendimentos, resgate de tradições e contribuiu para a comercialização de produtos
Com a finalidade de trocar experiências e conhecimento, explorar e valorizar o turismo rural, as integrantes da Associação das Trabalhadoras Rurais de Sobradinho realizam uma viagem técnica a Arvorezinha. O roteiro turístico foi organizado pelo escritório municipal da Emater/RS-Ascar de Sobradinho e contemplou conhecer diferentes empreendimentos, resgatar e manter tradições e contribuir para a comercialização de produtos locais e do artesanato.
Um dos locais visitados foi a Ervateira Natumate, onde as produtoras puderam acompanhar o processamento da planta, guiadas por Solange Bassani, sócia-proprietária do estabelecimento e pelas extensionistas rurais sociais da Emater/RS-Ascar Rafaela Czermaneski e Maiquiele Schaefer Roso.
A programação também contemplou uma visita à microempresa Doces Carmen. No local, as trabalhadoras rurais puderam, por intermédio da proprietária Carmem Pompermaier Gehlen, conhecer produtos artesanais e com matérias-primas selecionadas, produzidas pelos agricultores locais.
Uma feira de artesanato promovida pelas artesãs de Arvorezinha, em parceria com a secretária de Turismo do município, Emília Gasparin, também foi realizada durante a viagem técnica, seguida da visitação em um dos principais pontos turísticos, a Igreja São João Batista.
O grupo de trabalhadoras rurais também pode adquirir diferentes espécies de plantas, nas floriculturas Sanson e Casa das Plantas. A programação seguiu com visita ao Ecoturismo Bendito Sossego, ponto turístico localizado na propriedade de Nilsa e Hibraino Franzon. Uma das atrações do local foi a realização do Ritual do Bambu, onde o “suco da vida” – suco de erva-mate colhida na propriedade – foi servido em taças feitas artesanalmente de bambu.
“A excursão foi linda e muito proveitosa, visto que as mulheres adoraram o passeio, se inspiraram nos locais visitados e com as histórias de vida e de empreendedorismo, protagonizados na maioria por mulheres”, comenta Maiquiele, ao reconhecer a importância dessas vivências para o empoderamento feminino, para o lazer e para o incentivo do turismo nas propriedades rurais.
“Através da excursão tivemos o entrosamento do grupo com a cidade de Arvorezinha, adquirimos conhecimentos voltados à fabricação de produtos e conhecimentos relacionados ao turismo”, finaliza a presidente da Associação das Trabalhadoras Rurais de Sobradinho, Tânia Burin.
Notícias relacionadas
Quarto encontro regional do ‘Cada Gota Conta’ será em Santo Antônio da Patrulha
Evento ocorre em 11 de novembro
A Hora de Recomeçar
Reconheça a pessoa especial que você é. Forte, talentosa, guerreira, poderosa. Permita-se sentir renovado(a) neste dia. O momento chegou: é hora de encarar uma nova etapa, de se refazer, de se levantar, mesmo que seja das cinzas. Você pode. Você…
Manutenção na ponte metálica da RSC-287 será realizada neste sábado
Durante o período de trabalho, das 7h às 17h, o tráfego na área funcionará em sistema de "pare e siga"
O saudoso Cinema Villa Thereza
Era no Salão Brandt que iniciou o cinema, por volta de 1930, com Carlos Werner rodando filme mudo na manivela