Reitor da universidade, Rafael Henn explica que a ação será similar ao Programa Professor do Amanhã
Nesta sexta-feira (8), em entrevista ao Direto ao Ponto, na Arauto News, o reitor da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), Rafael Henn, revelou que, em breve, deve ser anunciado um programa de graduação gratuita para cursos nas áreas de Engenharia e a Tecnologia da Informação.
Conforme explicou o reitor, o novo projeto, em parceria com o Governo do Estado, será similar ao Programa Professor do Amanhã e será lançado oficialmente em dezembro. “O objetivo desse programa, da mesma forma que há a falta de professores, também há falta de profissionais técnicos, engenheiros e na área de TI em todo o estado. Então, em breve deve vir esta novidade também”, contou.
Henn apontou que o ano de 2024 foi muito positivo para a Unisc. Segundo ele, desde 2015, quando houve alteração no Fies, iniciou uma redução significativa de alunos em todas as universidades do país. Ao longo desse tempo, a instituição foi adequando sua estrutura para o novo patamar de alunos. “E agora, em 2024, nós tivemos um pequeno crescimento e vamos ter um resultado financeiro bem importante, que nós não tínhamos desde 2015, e tem que ser comemorado”, expressou
O reitor afirmou ainda que, apesar do ensino superior não assinalar uma melhora significativa no cenário nacional, a universidade projeta um crescimento de 5% no próximo ano. “Eu acredito que a universidade vai continuar crescendo. É um percentual pequeno, mas temos que comemorar esse crescimento”, colocou.
Programa Professor do Amanhã
Henn revelou também que o Programa Professor do Amanhã, que tem o objetivo incentivar o estudo das licenciaturas para suprir a falta de professores nas redes de ensino públicas, terá uma nova edição. “É algo que é realmente fantástico, porque há uma carência de professores em todo o Brasil e no Rio Grande do sul, um grande apagão. E esse apagão vai ser amenizado por esses alunos quando eles se formarem daqui quatro anos”, comemorou.
O programa proporciona bolsas de estudos para cursos de licenciatura presencial em instituições comunitárias, com o objetivo de formar novos professores para suprir carências da rede pública de educação básica do Rio Grande do Sul. A bolsa inclui isenção de taxas, matrículas e mensalidades, concedida pela ICES, e bolsa de permanência de R$ 800, paga pelo Estado.
Os alunos devem se comprometer a realizar prática de ensino de, no mínimo, 300 horas na rede pública estadual e, após a conclusão do curso, atividades docentes de, no mínimo, 1.920 horas também na rede pública estadual. Após a conclusão do curso, os beneficiários das bolsas serão automaticamente inscritos no Cadastro de Contratações Temporárias, devendo indicar a Coordenadoria Regional de Educação de sua preferência. “O aluno, ao entrar no programa, assume um compromisso com o Governo do Estado que, depois de formado, ele vai durante dois anos lecionar na rede pública estadual, remunerado”, explicou Henn.
Ouça a entrevista completa:
Notícias relacionadas
FOTOS: Procissão das Criaturas marca as ruas do Centro de Santa Cruz
Desfile temático foi realizado na noite deste sábado
Encantos de Natal chega ao Lisaruth Open Mall em dezembro
Programação natalina promete encantar os visitantes na Avenida Léo Kraether, nº 41, no Bairro Country
Abastecimento de água deve ser retomado durante a noite em Rio Pardo
Corsan está substituindo componentes elétricos que apresentaram falha na estação de bombeamento da Rua Francisco Alves
Vestibular de Verão da Unisc reúne estudantes de 12 estados brasileiros
Os cursos mais procurados foram Medicina, Medicina Veterinária, Direito, Psicologia e Biomedicina