Geral

HSC doa 110 quilos de alimentos à Asan

Publicado em: 08 de novembro de 2017 às 17:26 Atualizado em: 19 de fevereiro de 2024 às 16:53
  • Por
    Cátia Kist
  • Fonte
    HSC
  • Foto: Divulgação
    compartilhe essa matéria

    Doações foram garantidas durante jornada que ocorreu em outubro

    Na manhã de terça-feira (7), o Hospital Santa Cruz (HSC), representado pela Assistente Social Ronise Moraes Pfeifer, realizou a entrega de 110 quilos de alimentos não perecíveis à Associação de Auxílio aos Necessitados (Asan). As doações foram arrecadadas durante a 6ª Jornada Gaúcha de antimicrobianos e 3ª Jornada de Terapia Intensiva, realizada entre os dias 27 e 28 de outubro no auditório do curso de Medicina, junto à Unidade Acadêmica.

    O evento teve o apoio da Liga de Infectologia do curso de Medicina da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) e da Comissão de Controle de Infecção e Epidemiologia Hospitalar (CCIH) do HSC.

    Asan

    A Asan de Santa Cruz do Sul foi fundada em 1948 para receber meninas grávidas fora do casamento que eram expulsas de casa e abandonadas pela família. Em 69 anos de existência a instituição cresceu e mudou seu foco, passando a atender idosos e pessoas carentes em situação de vulnerabilidade ou risco.

    Atualmente a Asan possui 85 internos fixos, sendo que seis são totalmente carentes, ou seja, são recebidos e atendidos de forma totalmente gratuita. Muitos apresentam limitações físicas sérias, alguns até com quadro de dependência química e doença mental. Alguns vieram para a instituição acompanhados das mães em função de pobreza extrema e abandono da família e ainda permanecem sob cuidados da instituição.

    A Asan fornece seis refeições diárias (oito para os diabéticos), enfermagem, acompanhamento nutricional, dormitórios, medicamentos e supre as demais necessidades de atendimento aos internos, como acompanhamento médico, odontológico, assistência jurídica, espiritual etc. A entidade é totalmente mantida por doações e por parte dos proventos de aposentadoria e pensão dos residentes.