Dois ficarão na localidade de Rincão da Serra, e um em frente ao antigo prédio da Alliance One
Trafegar a 40 quilômetros por hora está cada vez mais perto na ERS-409. A rodovia, que até então tinha dois controladores de velocidade (ambos próximos ao Arcido Auto Peças), vai ganhar mais três. Um deles ficará em frente ao antigo prédio da Alliance One, que hoje pertence à Distribuidora Mor. Ele fiscalizará apenas no sentido Vera Cruz/Santa Cruz. E os outros dois ficarão na localidade de Rincão da Serra, próximo a Agromilho. Por lá, a fiscalização será nos dois sentidos.
De acordo com o secretário de Obras, Saneamento e Trânsito de Vera Cruz, Gilson Becker, as lombadas eletrônicas serão apenas realocadas, não sendo necessárias novas aquisições. A que ficará em frente à Mor era a que estava próximo a Comercial Tipuanas, na rua Ernesto Wild. Ela foi retirada há alguns meses, pois, segundo Becker, ficava em frente a um prédio comercial recém-construído. E as duas lombadas do Rincão da Serra serão as que hoje fiscalizam no bairro Cipriano de Oliveira, próximo à EMEI Sabor de Alegria. “Realocamos as lombadas para pontos considerados mais perigosos com relação ao trânsito, principalmente pela velocidade”, afirma o Secretário, que salienta que tudo passou pela aprovação do Conselho de Trânsito.
A instalação destes controladores vem ocorrendo há alguns dias. A base, conforme Becker, já foi colocada. Espera-se agora a ligação de energia elétrica, que fica a cargo da concessionária RGE Sul. “Isso será feito nos próximos dias”, frisa ele. As multas serão aplicadas, adianta o titular das Obras, a partir do momento que os equipamentos estiverem instalados e aferidos oficialmente. “Mas isso será avisado ainda”, garante.
INTUITO DAS ALTERAÇÕES
A realocação dos controladores e todas as alterações que estão sendo feitas no trânsito vera-cruzense, explica Becker, são em virtude de excesso de velocidade, pedidos de moradores e ocorrência de acidentes. “É para proporcionar um trânsito mais seguro”, diz. “No Rincão da Serra, onde o asfalto não tem acostamento, foi registrado um elevado índice de acidentes. Então, a ideia é reduzir, inibir e procurar reeducar desta forma, tanto no uso do quebra-molas quanto da lombada eletrônica”, observa.
Leia a matéria na íntegra na edição impressa do Jornal Arauto desta sexta-feira.
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