Geral

População de Venâncio Aires pode conferir qualidade da água em ponto de controle

Publicado em: 08 de maio de 2025 às 08:02
  • Por
    Portal Arauto
  • Fonte
    Assessoria de Imprensa
  • Foto: Divulgação
    compartilhe essa matéria

    Estrutura foi instalada na Praça da Igreja Matriz

    A Corsan instalou mais um Ponto de Controle de Qualidade (PCQ) da Água em Venâncio Aires. Desde essa terça-feira, 6, os moradores da cidade podem conferir, de maneira rápida e simples, os parâmetros físico-químicos da água distribuída pela Companhia. O ponto foi instalado na Praça da Igreja Matriz (Rua Tiradentes, entre a Travessa São Sebastião Mártir e General Osório). No mês passado, um outro PCQ já havia sido implantado no Acesso Imperatriz Dona Leopoldina, no início do caminhódromo.

    Utilizando a câmera do celular, é possível ler o QR Code mostrado no PCQ e acompanhar a página de controle de qualidade. Nesse ambiente virtual, a pessoa escolhe a cidade e o período que deseja consultar, e pronto, o arquivo com as análises estará disponível.

    Monitoramento de ponta

    A Corsan encerrou 2024 com 8.784.150 análises laboratoriais realizadas para monitorar a qualidade da água distribuída aos clientes depois de ser captada em rios, lagoas ou barragens e passar por tratamento. Os testes, conduzidos no Laboratório Central de Águas da Companhia, nas Estações de Tratamento (ETAs) e em poços artesianos, avaliam mais de 100 parâmetros exigidos pelas portarias de potabilidade do Ministério da Saúde e da Secretaria Estadual de Saúde. Isso reforça o compromisso em garantir excelência nos serviços prestados aos 6,5 milhões de gaúchos atendidos pela empresa.

    No Centro de Operações Integradas (COI), com sede em Porto Alegre, os operadores acompanham, em tempo real, o tratamento de água em 317 municípios. Com dados integrados e automação avançada, o sistema permite a tomada imediata de decisões diante de alertas e garante que a água chegue às torneiras com total segurança para consumo.

    A Célula de Qualidade do COI utiliza painéis especiais para monitorar parâmetros de controle em 164 estações de tratamento, 871 poços artesianos e também em 139 estações de tratamento de esgoto. Este modelo de gestão, inédito no Brasil, foi desenvolvido pelo Grupo Aegea (controlador da Corsan desde julho de 2023) e assegura precisão nos processos e confiança na entrega de água e tratamento de esgoto.