Jurisdição eclesiástica do Vaticano analisou procedimento investigado pela Diocese de Santa Cruz sobre religioso condenado e preso por estupro de adolescentes
Carlos André Mueller, de 59 anos, sentenciado a uma pena de 21 anos, um mês e cinco dias de reclusão pelo crime de estupro de vulnerável cometido contra quatro adolescentes em Vera Cruz, recebeu a demissão do estado clerical.
A homologação do afastamento total das funções de padre foi feita pelo Papa Francisco ainda em vida, no Vaticano, onde o caso foi analisado por uma comissão chefiada por um cardeal. A informação foi confirmada pela Diocese de Santa Cruz do Sul.
Conforme o vigário-geral, padre Leandro Lopes, após o procedimento ser analisado no âmbito local, foi remetido para a Santa Sé, que é a jurisdição eclesiástica da Igreja Católica, em Roma, na Itália. No segundo semestre do ano passado, ainda durante o processo na esfera judicial, o Vaticano remeteu um texto em latim para a Diocese de Santa Cruz.
No material, estava o desfecho do caso no âmbito religioso. “Recebemos em meados de outubro a confirmação da definição da investigação canônica. Se concluiu como pena pelo delito a demissão do padre Carlos”, comentou o vigário-geral.
Ainda de acordo com Lopes, somente o papa pode retirar a promessa de celibato feita pelo padre. “Desde que recebemos o retorno de Roma, comunicamos as paróquias sobre a conclusão do processo canônico”, complementou. Carlos André Mueller está preso no Presídio Regional de Santa Cruz do Sul, onde deu início ao cumprimento de sua pena.
Notícias relacionadas

“Abusador não tem cara”, diz promotora que denunciou padre por estupro de adolescentes
Para Maria Fernanda Cassol Moreira, repercussão do caso deve servir para alertar pais a ficarem atentos ao comportamento dos filhos

Identificado jovem morto a tiros no Bairro Santa Vitória
Homicídio de Rafael Eduardo Benta aconteceu na madrugada desta quinta-feira

Homem é detido após mostrar pênis para passageira de ônibus em Santa Cruz
BM tomou conhecido após filmagens feitas por outros usuários de coletivo, terminando por abordar acusado no Distrito Industrial

Saída de pista deixa um morto e dois feridos na ERS-412
Acidente aconteceu na madrugada desta quinta-feira, em Santa Cruz