Política

Títulos de cidadãos venâncio-airenses serão entregues nesta quinta-feira em sessão solene

Publicado em: 08 de maio de 2023 às 13:05 Atualizado em: 13 de março de 2024 às 09:46
  • Por
    Mônica da Cruz
  • Foto: Portal Arauto/Arquivo
    compartilhe essa matéria

    Evento ocorre a partir das 19h, no Clube de Leituras, e terá 15 homenageados

    Nesta quinta-feira (11), a Câmara de Vereadores de Venâncio Aires realiza uma sessão solene para conceder títulos de cidadãos venâncio-airenses. A solenidade ocorre a partir das 19h, no Clube de Leituras, e 15 pessoas serão homenageadas e reconhecidas pelos trabalhos e ações em prol da comunidade do município. Cada vereador indicou um nome. 

    A sessão solene integra as comemorações dos 132 anos de emancipação de Venâncio Aires.

    Confira os homenageados:

    • Neuri José Schneid – Natural de Santa Cruz do Sul, se mudou para a Capital do Chimarrão em 1978, aos 11 anos. Em 1990 realizou um curso de cabeleireiro, passou a atuar na função que segue até os dias atuais. Foi voluntário em educandários e associações. Indicação da Vereadora Claudete Cittolin.
    • Clóvis Antônio Schwertner – Natural de Estrela, o profissional atua há mais de 25 anos em Venâncio Aires e fixou residência em uma propriedade rural no Distrito de Vila Palanque, interior do município. Atuou na área agrícola e política de Venâncio Aires e em municípios da região. Indicação do Vereador Eligio Weschenfelder, o Muchila.
    • Moacyr da Rosa Terres – Natural de Barra do Quaraí, veio com os pais, aos 7 anos, residir na Capital do Chimarrão. Ligado ao esporte, participou de diversas competições. Moacyr da Rosa Terres é proprietário de três empresas no município. Indicação do Vereador Gerson Ruppenthal.
    • Marco Antônio Silva – Mais conhecido como Marco Doesse, é comunicador do Grupo Arauto e atua na Rádio Arauto 90,5. Natural de Novo Hamburgo, Doesse descobriu cedo a paixão pelo rádio e atuou em diversos veículos do RS e de SC. Em 1992 veio trabalhar em Venâncio Aires e fixou residência no município. Indicação da Vereadora Sandra Helena Wagner.
    • José Alcampes Winck – Natural de Viamão, acompanhou a família na mudança para Venâncio Aires. Foi funcionário da Companhia Estadual de Energia Elétrica (CEEE) por aproximadamente por 30 anos. Na Capital do Chimarrão atuou na Secretaria da Fazenda até sua aposentadoria em 2021. Participou de corais e grupos de jovens. Indicação do Vereador Renato Gollmann.
    • Maristela Josefina Citolin – Natural de Lajeado. Construiu sua carreira profissional em Venâncio Aires como despachante de veículos automotores e com escritório contábil. Atende pessoas físicas, empresas, entidades e associações do município e é reconhecida pelo trabalho realizado há anos. Indicação do Vereador Clécio Espíndola.
    • Cláudio José Dietrich – Natural de Porto Alegre. Trabalhou em banco por 13 anos e como advogado por 10 anos. Se aposentou após 26 anos de atuação com auditor fiscal do trabalho. Também atuou como professor na área do Direito e exerceu várias funções nos clubes e sociedades de Venâncio Aires. É membro do Conselho deliberativo do Hospital São Sebastião Mártir e do Lar Novo Horizonte. Indicação da Vereadora Luciana Regina Scheibler.
    • Nelceu José Wollmann – Natural de Lajeado. Veio residir em Venâncio Aires em 2003, quando abriu seu primeiro empreendimento no município. Após um período, assumiu sociedade em uma loja de materiais de construção e, depois, se tornou o único proprietário. Com a evolução do empreendimento e a necessidade de mudar de endereço, o empresário adquiriu o terreno para a construção da nova loja em 2011, que atualmente possui também uma construtora e terraplanagem. Indicação do Vereador André Kaufmann. 
    • Luiz Paulo Artus – Natural de Barros Cassal. Reside na Capital do Chimarrão desde 1960 e começou a atuar como cirurgião no Hospital São Sebastião Mártir em 1986, local onde trabalha até hoje. Na Casa de Sapude também exerceu os cargos de Diretor Clínico e Diretor Técnico. Atua como médico da prefeitura de Venâncio Aires e já exerceu cargos no Esporte Clube Guarani. Indicação da Vereadora Ana Cláudia do Amaral Teixeira.
    • Ana Amélia Maciel – Natural de Caçapava do Sul. Em 2015 mudou-se para Venâncio Aires para realizar a residência médica em Medicina de Família e Comunidade na ESF Macedo, onde trabalhou por dois anos. Após a conclusão da Residência, foi trabalhar em Candelária. Em 2018 retornou para a Capital do Chimarrão, após ser aprovada em concurso. Ana Amélia é médica da Estratégia da Saúde da Família II Coronel Brito, especialista em Medicina de Família e Comunidade. Indicação do Vereador César Garcia.
    • Udo Pierret – Natural de Rio Pardinho distrito de Santa Cruz do Sul. Em 1993 passou a residir em Venâncio Aires, quando assumiu como distribuidor e contador do Fórum da Comarca do município. Atuou no local até 2003, quando se aposentou do cargo público. Após, passou a prestar serviços para a Prefeitura de Venâncio Aires em processos em que o município era parte. Em 2016, começou a atuar como colaborador de seus filhos em uma pizzaria, onde permanece até o momento. Indicação do Vereador Diego Wolschick.
    • Rodrigo Machado Mello – Natural de Passo Fundo. Mora com a família em Venâncio Aires há 21 anos. A escolha pelo município ocorreu devido a sua atuação como Engenheiro Agrônomo, na extinta Fumageira Real Tabacos. Em 2004 ingressou na Prefeitura para atuar como Fiscal Tributário. Já em 2006, abriu seu próprio negócio na área de segurança do trabalho. Também tem envolvimento com as causas sociais e faz parte de um clube de serviço do município. Indicação do Vereador Ezequiel Stahl.
    • Moacir Marasca – Natural de Roca Sales. Reside no município desde antes da abertura da Tabacos Marasca. Antes de empreender, trabalhou como orientador agrícola e em 1996 decidiu abrir o próprio negócio. Desde lá, tem expandido o empreendimento, buscando melhorias para a empresa e para Venâncio Aires. Indicação de André Puthin.
    • Álvaro José Bernardi – É natural de Tucunduva e passou a morar em Venâncio Aires no ano de 1999. Fundou um empreendimento no município, mas também se manteve no ramo do agronegócio. Ligado ao esporte, atuou em associações, clubes e entidades da área. Além disso, também ingressou em clube de serviço do município, desenvolvendo ações e projetos sociais. Indicação Mesa Diretora.