Esportes

Gabriel Jr. se torna skatista profissional

Publicado em: 08 de maio de 2023 às 17:43 Atualizado em: 13 de março de 2024 às 09:47
  • Por
    Guilherme Bender
  • Fonte
    Jornal Arauto
  • Foto: divulgação
    compartilhe essa matéria

    Celebração realizada na Califórnia, no dia 29 de abril, lançou a assinatura de Gabriel na marca Embassador Skateboars

    O  skatista santa-cruzense Gabriel Kwiatkoswki Júnior se profissionalizou aos 34 anos nos Estados Unidos. A conquista foi realizada com o lançamento de um shape, a prancha do skate, com assinatura do atleta da região junto com a marca americana Embassador Skateboards.

    O início do sonho

    A jornada de Gabriel não começou em cima do skate, mas com o futebol. A prancha sobre rodinhas foi ser explorada aos 14 anos. “Comecei com uma idade acima da média em relação aos outros jovens skatistas. Na época, ainda treinava em clubes de futebol para ser jogador. Mas, ao começar no skate, nada mais me parou e passei a aprender mais e mais manobras”, conta o skatista profissional.

    Conforme salienta Gabriel, a motivação no skate vem do aprendizado diário de novas manobras e feitos antes inalcançáveis. “A sensação de a cada dia desenvolver uma nova técnica sempre foi o que mais me motivou. Mesmo após 21 anos na prática , sigo aprendendo novos movimentos e aplicando em diferentes obstáculos. Essa sensação de sempre ter algo diferente com certeza me hipnotiza”, frisa.

    A prática leva à perfeição

    O bom desempenho de um atleta exige determinação e foco e para Gabriel, não é diferente. “Pratico andando normalmente, na sequência de tentativa e erro, assim como na vida. O skate nos ensina a persistir até conseguir a manobra desejada e chegar à perfeição dela com a prática”, relata.

    Os locais de treino são na Street Plaza, no Parque da Oktoberfest, e no Skatepark  Municipal no centro de Santa Cruz do Sul. Algumas manobras também são realizadas nas ruas da cidade, filmadas pela equipe de Gabriel, que viaja e conhece novos lugares a todos momentos junto ao skate.

    Anteriormente, os treinos chegavam a oito horas diárias, mas devido a outros compromissos que exigem o tempo do skatista, eles foram reduzidos a uma hora por dia e ao menos três vezes na semana. No final de semana, contudo, as sessões são mais  longas e nas viagens para competições, a dedicação e o foco são totais no skate.
    Fora das pistas, o preparo físico vem com natação e academia, também rotineiras.

    Conquistas

    A nomeação como profissional, de acordo com Gabriel, é um grande título, mas, na prática, não traz grandes mudanças. “Estamos atuando muitos anos como profissionais, agora ganhamos o reconhecimento”, explica. 

    Em uma carreira grandiosa e com muitas competições no currículo, Gabriel destaca o título de Melhor Manobra no Mundial de Skate da Flórida de 2016, nos Estados Unidos, em um dos mais tradicionais eventos de skateboard do planeta. 

    O que vem aí?

    “Seguir aprimorando as habilidades. Este sempre é o foco do skatista”. É assim que Gabriel enxerga o futuro. Ele conta que procura fortalecer cada vez mais o corpo, já que o skate tem grande exigência física, ainda mais após os 30 anos.

    Nos negócios, o skatista planeja expandir e seguir os lançamentos de produtos com o seu nome e os levar Brasil afora.