Região

Governança discute realização da 1ª Feira Regional Daqui Alimentos

Publicado em: 08 de maio de 2018 às 20:15 Atualizado em: 20 de fevereiro de 2024 às 09:18
  • Por
    Kethlin Nadine Meurer
  • Fonte
    Assessoria de Imprensa
  • Foto: Assessoria de Imprensa/ Jacson Stulp/ Divulgação
    compartilhe essa matéria

    Serão três os eixos norteadores da feira

    O Arranjo Produtivo Local (APL) de Agroindústria e Produção de Alimentos da Agricultura Familiar do Vale do Rio Pardo realizou reunião de governança na manhã desta terça-feira (8), no Centro Vocacional Tecnológico (CVT) em Rincão Del Rey, Rio Pardo. O encontro foi conduzido pelo coordenador do APL Vale do Rrio Pardo, João Paulo Reis Costa, e contou com a participação de mais de 30 integrantes da governança.

    Um dos principais assuntos foi o debate conceitual da 1ª Feira Regional da Agricultura Familiar, já batizada de Feira Regional Daqui Alimentos, que está prevista para ser realizada entre os dias 3 e 5 de agosto, no Parque da Oktoberfest. O evento é uma iniciativa do próprio APL, sendo que a ideia é promover a produção regional de alimentos para o mercado consumidor.

    Segundo Costa, serão três os eixos norteadores da feira: o de proporcionar visibilidade aos produtos locais, estabelecendo uma relação comercial; o pedagógico, que será o de orientar os produtores a estabelecer um bom atendimento com o consumidor, além de ter oficinas temáticas que aproximem as pessoas; e o terceiro eixo é o político, a fim de realizar uma audiência pública da Assembleia Legislativa, para discutir ações desenvolvidas na região para fomentar a produção de alimentos, bem como, as exigências legais para a comercialização desses produtos. 

    “Queremos aproveitar este momento para mostrar para as autoridades que estão na gestão do setor no RS e mostrar o quão inovador é esta plataforma que liga agricultores e compradores. A ideia é dar visibilidade à produção de alimentos e se enxergar nela um potencial de crescimento da região”, citou Costa. O próximo passo será a busca do fechamento de parcerias e da formatação de uma programação para iniciar o processo de divulgação da feira.

    CONSULTA POPULAR

    A inclusão de recursos para o APL de Agroindústria e Produção de Alimentos da Agricultura Familiar na votação da Consulta Popular também foi discutida entre a governança. Segundo o coordenador João Paulo Reis Costa, a participação nas assembleias dos Conselhos Municipais de Desenvolvimento (Comudes) nos 23 municípios é fundamental para que a região seja contemplada com recursos. 

    “Como os recursos de fomento do Bird junto ao Governo do Estado para a política dos APLs está no final, é muito importante que consigamos incluir nossa proposta novamente na Consulta Popular para que a região tenha este aporte de recursos e uma garantia de investimentos”, completou.

    Ele lembrou que a região já teve o investimento de mais de R$ 17 milhões em recursos injetados na agricultura familiar, por articulação da Governança do APL. “Estamos falando de uma articulação, que além de reunir um grande número de entidades, que vem aportando muitos recursos através de captação para a região”, explicou.