O anúncio foi feito na tribuna pela presidente do Legislativo, Bruna Molz
A presidente Bruna Molz (PTB) anunciou na sessão desta segunda-feira (8), que o Legislativo vai abrir as negociações para que o município adquira a propriedade do prédio onde fica localizada atualmente a Câmara de Vereadores de Santa Cruz do Sul, na esquina das ruas Fernando Abott e Assis Brasil. Essa será a primeira vez em 140 anos, que o Legislativo terá uma sede própria. Na próxima segunda-feira (15), às 17h, ela pretende reunir os vereadores para debater a ideia.
O anúncio foi feito na tribuna pela presidente do Legislativo, que pretende incluir no negócio o terreno do legislativo, uma área de 1,9 mil metros quadrados, localizado na esquina entre as ruas Marechal Deodoro e Sete de Setembro, no Centro, seja levada a leilão. O imóvel foi adquirido pelo presidente Ilário Keller em julho de 2001 para abrigar uma sede própria do Legislativo, mas o terreno está ocioso desde então.
“Conversamos com os proprietários do prédio atual do Legislativo sobre a intenção de vender o imóvel ao Município e houve o aceno positivo. Agora daremos o encaminhamento para que o setor de patrimônio da Prefeitura faça a negociação e possamos adquirir o imóvel, colocando em negociação o terreno da Câmara, que há quase 20 anos não está sendo usado”, justifica a presidente Bruna Molz.
O atual prédio da Câmara foi alugado em 2014, na gestão da então presidente Solange Finger, e passou por adaptações e reformas, até ser ocupado em outubro de 2015, tendo na presidência Alceu Crestani. O prédio conta com três andares e 2 mil metros quadrados de espaço. O plenário abriga 260 pessoas sentadas e é utilizado pela comunidade de forma intensa.
“A comunidade e todo mundo adora o espaço atual da Câmara. Trata-se do local perfeito para definitivamente instalarmos a sede do Legislativo, sem precisar mover um móvel. Por isso tenho a certeza de que iremos fazer um bom negócio para o nosso município”, citou Bruna. A ideia é que junto com a atual estrutura, seja anexada uma área interna para estacionamento.
Fases
A primeira sede da Câmara de Vereadores foi localizada no prédio da atual Drogaria Santa Cruz, na esquina das ruas Marechal Floriano com a 28 de Setembro, quando ficou instalada entre 28 de setembro de 1878 e março de 1889.
A segunda sede foi o segundo piso do Palacinho da Prefeitura, onde permaneceu mais de 100 anos, entre março de 1889 e 15 de julho de 1991. Do Palacinho da Prefeitura, o vereador Edmar Hermany (Progressistas) foi o responsável pela transferência ao da rua Júlio de Castilhos, 567, onde permaneceu entre 16 de julho de 1991 a 16 de outubro de 2016, por mais de 25 anos.
A Câmara se transferiu para o atual prédio, na esquina das ruas Assis Brasil e Fernando Abott. O prédio conta com três pisos: no primeiro está localizado o Plenário da Câmara, com capacidade para 260 lugares e acessibilidade. Ainda no primeiro está o Plenarinho – local para reuniões dos vereadores durante as sessões e a sala comunitária, além da recepção, telefonista, banheiros, garagem e sala de captação de vídeos. No segundo piso ficam as salas dos 17 vereadores, enquanto que no terceiro piso fica o setor administrativo e a sala da presidência.
Notícias relacionadas
Missão oficial ao Japão e à China gera avanços estratégicos e abre portas para investimentos no RS
A comitiva promoveu o Estado e ampliou o diálogo com empresas, governos e instituições
“Vocês vão ver um jogo pesado contra Corsan”, diz Sérgio Moraes sobre qualidade da água em Santa Cruz
Prefeito eleito comentou os problemas que estão sendo observados no município
Comitiva gaúcha marca presença em feira internacional de cadeias de suprimentos na China
Objetivo da visita é observar o modelo proposto e avaliar as possibilidades de adaptação para a realidade gaúcha
PEC que proíbe aborto legal pode ser votada nesta terça na Câmara
O caráter polêmico da proposta tem acirrado os debates