A expectativa é que, a partir de março, a empresa, em parceria com a Two Flex, esteja operando cinco novas rotas
A expansão da aviação regional no Rio Grande do Sul foi assunto de reunião no Palácio Piratini, na quarta-feira (7). A expectativa é que a operação comece em março em, pelo menos, cinco rotas no RS. O encontro reuniu o secretário-chefe da Casa Civil, Fábio Branco; o secretário dos Transportes, Pedro Westphalen; o presidente da Frente Parlamentar da Aviação Civil na Assembleia Legislativa, deputado Frederico Antunes; o secretário nacional de Aviação Civil, Dario Lopes; o diretor de Relações Institucionais da Gol Linhas Aéreas, Alberto Fajerman; e o presidente da Two Flex Aéreo, Ruy Aquino.
O representante da Gol solicitou a adesão da companhia ao Programa Estadual de Desenvolvimento da Aviação Regional (PDAR RS). A expectativa é que, a partir de março, a empresa, em parceria com a Two Flex, esteja operando cinco novas rotas, ligando Porto Alegre a Rivera, Bagé, Passo Fundo, Rio Grande e Santa Cruz. "Por duas vezes fui prefeito de Rio Grande e sei da dificuldade que a falta de oferta de transporte aéreo traz aos municípios. O incremento da aviação regional significa uma oportunidade de crescimento econômico para essas regiões", afirmou Fábio Branco.
A Two Flex recebeu, em novembro de 2017, a autorização da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) para fazer o transporte aéreo regular de passageiros no âmbito da aviação regional. A empresa é proprietária de 18 aeronaves Cessna Gran Caravan, com capacidade para até 12 passageiros ou 1,9 mil quilos de carga. No RS, a Two Flex irá atuar como feeder (alimentadora) da Gol, por meio de contrato de operação complementar, a exemplo do que ocorre em outros países.
“Há mais de seis meses o assunto vem sendo tratado em reuniões com a Secretaria Nacional da Aviação, Secretaria dos Transportes, Frente Parlamentar da Aviação e nos demais órgãos do governo do Estado”, afirmou Frederico Antunes. O parlamentar acrescentou que “no final do ano passado, tivemos excelentes avanços e, hoje, foi mais um passo, por meio da solicitação da Gol em aderir ao Programa Estadual de Desenvolvimento da Aviação Regional. Nossa expectativa é que, em março, cinco novos municípios já possam contar com novos voos regionais, ligando essas cidades à capital”, disse.
Ao final do encontro, o secretário Pedro Westphalen destacou o trabalho executado pelo titular da Secretaria Nacional de Aviação Civil, Dario Lopes, que tem dado atenção especial a todos os encaminhamentos enviados pelo governo do RS. “As novas rotas vão ao encontro do objetivo do PDAR, promovendo o desenvolvimento econômico, social e turístico em todas regiões. Trabalhamos nessa integração regional desde o início do governo Sartori, junto com a Frente Parlamentar da Aviação da Assembleia Legislativa. Somos pioneiros nesse programa, continuaremos lutando e trabalhando em prol do crescimento do RS”, enfatizou.
Notícias relacionadas
Sérgio Moraes suspende a assinatura do termo de início das obras no calçadão da Floriano
Prefeito busca diálogo com a comunidade e setores técnicos, assim como empresa, e agendou nova reunião para a tarde de quarta-feira
A geração que não entende o conceito de gratidão
Precisamos parar de olhar para os nossos dias pensando no que não temos: o corpo ideal, o salário estratosférico, o namorado mais bonito, a dupla promoção, a viagem dos sonhos.
Programa Dignidade Menstrual beneficia mais de 2 milhões de pessoas em um ano
Desde 17 de janeiro de 2024, ação governamental entregou mais de 240 milhões de unidades de absorventes por meio do Farmácia Popular
Corsan se compromete a solucionar problemas históricos em Santa Cruz
Presidente da companhia anunciou medidas como ouvidoria e reuniões quinzenais para solucionar demandas da população