SAÚDE

Região teve sete mortes por dengue em 2024

Publicado em: 08 de janeiro de 2025 às 13:31
  • Por
    Emily Lara
  • Colaboração
    Eduardo Wachholtz
  • FOTO: FERNANDO FRAZÃO/AGÊNCIA BRASIL
    compartilhe essa matéria

    Santa Cruz do Sul apresentou 3.151 casos confirmados da doença

    A 13ª Coordenadoria Regional de Saúde fechou o ano de 2024 com 6.584 casos confirmados de dengue e sete mortes provocadas pela doença transmitida pelo mosquito Aedes aegypti. Entre os municípios da região, Santa Cruz do Sul apresentou o maior número de casos, com 3.151, seguido por Venâncio Aires, que contabilizou 1.856, e Vera Cruz, com 575 ocorrências.

    Os dados do Painel de Monitoramento de Arboviroses do Rio Grande do Sul apontam que as faixas etárias mais atingidas foram entre 30 e 39 anos, com 1.071 casos, e entre 40 e 49 anos, com 1.060 registros. Grupos mais vulneráveis, como bebês de até um ano e idosos somaram 38 e 1.321 casos confirmados, respectivamente. Além disso, mais da metade dos infectados eram mulheres, um total de 54,6%.

    Com o início do verão e a proximidade dos meses de janeiro, fevereiro e março, o Centro Estadual de Vigilância em Saúde (CEVS) destaca o risco de aumento nos casos de dengue, um padrão observado historicamente devido às altas temperaturas e chuvas frequentes, que favorecem a reprodução do mosquito.

    Por isso, órgãos de saúde alertam da importância da colaboração da população. Medidas simples, como eliminar recipientes que acumulem água, aplicar repelente e revisar frequentemente áreas da casa, podem reduzir os riscos. Caso surjam sintomas como febre, dores musculares e cansaço, ou sinais mais graves, como dor abdominal intensa, vômitos persistentes e dificuldade para respirar, é recomendado buscar atendimento médico imediato.

    A 13ª Coordenadoria Regional de Saúde  abrange os municípios de Candelária, Gramado Xavier, Herveiras, Mato Leitão, Pantano Grande, Passo do Sobrado, Rio Pardo, Santa Cruz do Sul, Sinimbu, Vale do Sol, Vale Verde, Venâncio Aires e Vera Cruz.