Edemilson é o novo secretário de Cultura, Délsio assume a Fazenda e Régis vai acumular a Comunicação
Pensando na economia para os cofres municipais, o prefeito de Santa Cruz do Sul, Telmo Kirst, decidiu na tarde desta terça-feira, 8, após aprovação, na Câmara de Vereadores, do projeto de lei que cria a Secretaria Municipal de Cultura, nomear como titular da pasta, o atual secretário municipal de Fazenda, Edemilson Severo. Segundo Telmo, a escolha do nome deu-se devido ao bom trânsito de Edemilson junto aos membros da comunidade cultural.
No lugar de Edemilson Severo, assume como titular da Fazenda, o atual secretário municipal de Comunicação, Délsio Meyer, que seguirá também com a chefia de Gabinete. O posto deixado por Meyer será novamente ocupado pelo atual secretário municipal de Saúde, Régis de Oliveira Júnior, que vai acumular as duas pastas. A medida visa compensar financeiramente a criação do cargo de secretário de Cultura.
A escolha de Régis para a Comunicação, segundo o próprio prefeito afirmou, ocorre devido à sua capacidade técnica. Régis é jornalista formado e esteve à frente da pasta no período compreendido entre janeiro de 2017 e agosto de 2018. Já Délsio Meyer ocupou diversos cargos dentro da prefeitura, na atual gestão e também em anteriores.
NOVA PASTA
À frente da recém-criada Secretaria Municipal de Cultura, um antigo clamor do meio cultural, o secretário Edemilson Severo terá o desafio maior de buscar recursos estaduais e federais para potencializar a cultura local. O orçamento da pasta para este ano é de R$ 1,6 milhão. Até então a área era um departamento vinculado à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Cultura e Turismo (Sedect) e conta com 16 servidores, contingente que deverá permanecer o mesmo.
Até o mês de abril, a secretaria já deverá estar funcionando em sua nova sede, a primeira Biblioteca Pública Municipal, que será instalada na esquina das ruas Tenente Coronel Brito e Marechal Floriano, no prédio do antigo presídio. Por enquanto, até que seja concluída a reforma do local, as atividades seguirão sendo realizadas na Centro de Cultura Jornalista Francisco José Frantz, antiga Estação Férrea.
A Secretaria Municipal de Cultura passará a ter entre outras atribuições a gestão das oficinas regulares e de verão, além de projetos como o Cine Vagão, Teatrando na Estação, Palco Aberto: vozes da cidade e Festival Municipal de Danças.
Notícias relacionadas

Venâncio Aires busca novos recursos para desassoreamento e recuperação de vias em reunião na Sedur
Secretário estadual de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano, Marcelo Caumo, recebeu os representantes da Capital do Chimarrão

PEC do fim da reeleição para chefes do Executivo avança no Senado; entenda
Medida vale a partir de 2034, amplia mandatos e unifica eleições

Comissão da Câmara aprova porte de arma para oficiais de justiça
Agentes socioeducativos também estão previstos no projeto de lei

Câmara de Vereadores aprova 11 projetos na sessão ordinária
Reunião foi conduzida pelo vice-presidente Serginho Moraes (PL), em substituição à presidente Nicole Weber, que está em Brasília