Geral

Protesto contra racismo reúne comunidade de Santa Cruz

Publicado em: 07 de dezembro de 2022 às 17:53 Atualizado em: 04 de março de 2024 às 15:08
  • Por
    Mônica da Cruz
  • Fonte
    Portal Arauto
  • compartilhe essa matéria

    Cerca de 200 pessoas participaram do ato no centro da cidade

    Após um ato de injúria discriminatória, registrado na última sexta-feira (2) no centro de Santa Cruz do Sul, o Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial (Compir) realizou um ato público antirracista.

    O protesto, organizado pela entidade, teve apoio da prefeitura de Santa Cruz do Sul, Cooperativa Coomcat, Coordenadoria Municipal da Mulher e Movimento 4Black.

    O ato foi realizado na Praça Getúlio Vargas, no centro da cidade. Presidente do Compir, Vera Lúcia da Silveira lamentou a necessidade de um ato antirracista "em pleno século vinte e um". Ainda durante sua manifestação, Vera citou as diferenças com que pessoas negras são tratadas em estabelecimentos comerciais e entrevistas de emprego, por exemplo.

    Diante disto, Vera foi enfática e afirmou que o movimento está cansado de apenas discursos. Para ela, é necessário pessoas que realmente se comprometam com a causa e fiscalizem, diariamente, ações no dia a dia da sociedade.

    No fim de seu pronunciamento, a presidente do Compir pediu um minuto de silêncio para as cerca de 200 pessoas que compareceram a mobilização. Após, o microfone ficou à disposição da comunidade. 

    Leia também: Mulher é presa por injúria discriminatória no Centro de Santa Cruz