Políticos foram eleitos para ocuparem duas vagas para o Senado pelo estado
Luis Carlos Heinze (PP) e Paulo Paim (PT) foram eleitos como senadores para ocuparem duas vagas para o Senado pelo estado. Heinze, natural de Candelária, teve um percentual de 21,94% de votos, somando 2.306.358 votos na eleição deste domingo (7).
Paulo Paim (PT), natural de Caxias do Sul, teve um percentual de 17,76% votos válidos, correspondendo a um total de 1.866.830 votos.
Quem é Luis Carlos Heinze (PP)?
O político é conhecido por defender assuntos nas áreas da agricultura, pecuária ou qualquer tipo de assunto ligado ao campo. Gaúcho, 67 anos, natural de Candelária e construiu a carreira política nas lutas classistas em defesa dos produtores rurais e dos municípios que têm suas economias impulsionadas por esse setor.
Já no primeiro mandato como deputado federal – 1999/02 – assumiu a presidência da Comissão da Agricultura da Câmara dos Deputados e ficou conhecido nacionalmente quando enfrentou o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra – MST – e impôs um novo rito às desapropriações de terras para a reforma agrária – MP das Invasões. As ações para conter o avanço nas demarcações de terras indígenas e garantir o direito a propriedade evidenciam os trabalhos mais recentes do deputado Heinze.
Quem é Paulo Paim (PT)?
Paulo Paim nasceu em Caxias do Sul (RS). Está no 2º mandato de senador da República. Foi quatro vezes deputado federal, sendo um Constituinte. É autor de importantes leis federais: Estatuto do Idoso (Lei 10.741/2003), Estatuto da Pessoa com Deficiência (Lei 13.146/2015), Estatuto da Igualdade Racial e Social (Lei 12.288/2010) e Regulamentação da Profissão de Comerciário (12.790/2013).
É, também, um dos autores da Lei do Seguro-Desemprego (7.998/1990). Relatou o Estatuto da Juventude (Lei 12.852/2013) e a Lei das Gorjetas para Garçons (13.419/2017). A Política de Valorização do Salário Mínimo (Lei 12.382/2011) foi baseada no seu relatório da Comissão Especial. A fórmula 85/95, alternativa ao Fator Previdenciário, é fruto de sua luta. Todas essas leis beneficiam mais da metade da população brasileira.
Notícias relacionadas
“Vocês vão ver um jogo pesado contra Corsan”, diz Sérgio Moraes sobre qualidade da água em Santa Cruz
Prefeito eleito comentou os problemas que estão sendo observados no município
Comitiva gaúcha marca presença em feira internacional de cadeias de suprimentos na China
Objetivo da visita é observar o modelo proposto e avaliar as possibilidades de adaptação para a realidade gaúcha
PEC que proíbe aborto legal pode ser votada nesta terça na Câmara
O caráter polêmico da proposta tem acirrado os debates
Após reclamações sobre calor durante Enart, vereador propõe estudo para climatização do Arnão
Indicação é de Serginho Moraes, do Partido Liberal