Projetos podem ser incluídos no Plano Rio Grande; na próxima semana, Defesa Civil Regional estará em Santa Cruz
O Comitê Pró-Clima do Consórcio Intermunicipal de Serviços do Vale do Rio Pardo (Cisvale) definiu os primeiros projetos para incluírem o Vale do Rio Pardo na cartilha de ações do Plano Rio Grande.
Entre os destaques aprovados e em fase de conclusão pela equipe técnica do comitê estão os projetos de macrodrenagem regional dos municípios e a conservação de solos, que embora pertençam a eixos diferentes de atuação, complementam-se como ações voltadas à resiliência e a adaptação a eventos climáticos extremos no Vale do Rio Pardo.
Além destas duas áreas, há a proposta de recuperação da bacia hidrográfica do Rio Pardo e a criação do Centro regional de monitoramento – proposta que será submetida à Defesa Civil Regional na próxima semana.
Conforme a presidente do Cisvale, Sandra Backes, os projetos debatidos na última reunião do comitê, ocorrida na manhã desta sexta-feira, 6, em Santa Cruz do Sul, apontam para áreas prioritárias dos quatro eixos de atuação: resiliência climática, gestão de recursos hídricos, infraestrutura e sustentabilidade e recuperação de solos.
“Nós já formatamos, pelo menos, um projeto de cada área. No entanto, os que já estão mais avançados e em fase de conclusão são também prioridades. A macrodrenagem regional e a recuperação dos solos – dos eixos três e quatro – figuram nesta lista”, destaca.
Leia também
PróBacia
Projeto de Macrodrenagem e Resiliência às Cheias no Vale do Rio Pardo e o Pró-Solo VRP – Programa de Conservação de Solos e Água do Vale do Rio Pardo estão em fase de conclusão.
“Estes projetos têm uma importância muito grande, pois estão ligados a necessidade da região em se adaptar ao clima e a estes eventos extremos. Estas propostas serão apresentadas ao Comitê Gestor do Plano Rio Grande ainda no mês de setembro, para que a adesão da nossa região seja efetivada neste projeto”, pontua Sandra.
Ainda no rol de projetos, o Eixo 1 projeto o Centro Regional e pelo Eixo 2 o projeto para estudo da Bacia Hidrográfica do Rio Pardo para mapeamento, desassoreamento e revitalização. “No que se refere ao projeto do Centro Regional, esta proposta ainda será discutida com a Defesa Civil Regional, em uma agenda marcada para a próxima semana. Precisamos entender como o órgão vê esta necessidade e como este projeto pode colaborar da melhor forma com a nossa região”, esclarece a diretora executiva do Cisvale, Léa Vargas.
O encontro com a Defesa Civil Regional está marcado para a próxima terça-feira (10), às 10 horas, na Sala de Reuniões do Cisvale em Santa Cruz do Sul. A reunião contará com a presença do governo do Estado, por meio da Defesa Civil Regional, com o coronel Claiton Marmitt.
Notícias relacionadas
Ex-presidente do Sindilojas-VRP falece em Santa Cruz
Henrique José Gerhardt presidiu a entidade entre os anos de 2010 a 2014, quando foi realizada a restauração completa da atual sede administrativa
Departamento CDL Mulher ressalta protagonismo feminino nos negócios
Lançamento oficial ocorreu na noite desta terça-feira, no Espaço Assemp
Seminário discute ampliação do aeroporto de Santa Cruz nesta sexta
Encontro faz parte das discussões em torno do Programa de Desenvolvimento da Aviação Regional
Um sonho sobre rodas: Bruna Karnopp é BK Patinação Artística
De atleta e professora e empreendedora, santa-cruzense escola criada há um ano e meio para difundir seu esporte