Política

Vereadora realiza ações para marcar a semana de conscientização e prevenção à violência contra a mulher

Publicado em: 07 de agosto de 2023 às 09:15 Atualizado em: 08 de março de 2024 às 11:44
  • Por
    Mônica da Cruz
  • Foto: Mônica da Cruz/Portal Arauto
    compartilhe essa matéria

    Iniciativa foi criada por Sandra Wagner em 2018 e ocorre a partir desta segunda-feira

    Inicia nesta segunda-feira (7), a semana de conscientização e prevenção à violência contra a mulher, instituída em 2018 através de um projeto de lei (PL) de autoria da Vereadora Sandra Wagner (PSB). Conforme o documento, as ações devem ocorrer sempre a partir do dia 7 de agosto, tendo como objetivo debater e informar sobre questões relacionadas a violência, prevenção e formas de socorro principalmente para mulheres vítimas de algum tipo de violência.

    A parlamentar explica que seu projeto foi criado com base na Lei Maria da Penha, em vigor desde 2006. "Na época, pensava em abordar este tema em nível municipal, principalmente diante do número de casos de violência e feminicídios registrados em Venâncio Aires", salienta.

    No entanto, segundo Sandra, a semana de prevenção nunca foi colocada, de fato, em prática pelo Poder Público. Diante disso, em 2022 ela protocolou um novo PL que criava a Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos das Mulheres na Câmara de Vereadores. "Assim, em parceria com as mulheres vereadoras que também compõem a Frente, Ana Cláudia, Claidir e Luciana, elaboramos um folder institucional com os tipos de violência e mecanismos que elas pudessem buscar ajuda, seja através da Brigada Militar ou do Ministério Público. Este ano de 2023 reeditamos o folder e estou novamente à frente desta Frente".

    Neste ano, de acordo com Sandra Wagner, até a próxima sexta-feira (11) haverá a distribuição de folderes no Centro, bairros e no interior de Venâncio Aires. O material aborda dez tipos de violência, direitos das mulheres e formas de pedir ajuda e socorro. A vereadora destaca que o intuito é levar informação e conscientização às mulheres e, também, a toda a população do município. "Nós, como vereadoras, temos este compromisso de ajudar e orientar estas mulheres. A gente tem um papel fundamental, porque nós somos as representantes do povo. Nós precisamos entender que falar de violência doméstica não é um tema fácil, porém é necessário e nós precisamos nos unir e fazer o debate, o diálogo", reforça.

    Sandra enfatiza que a Semana de conscientização e prevenção à violência contra a mulher tem o objetivo principal de provocar a reflexão na sociedade como um todo, mostrando que a violência está presente diariamente e é preciso "lutar contra ela com todos os mecanismos e informações que temos a nossa disposição."