Estudantes puderam ouvir escritores, fazer leitura de jornais, assistir apresentação e muito mais
Uma semana de muitos conhecimentos. Assim foram os últimos cinco dias para os estudantes da Escola Vera Cruz. Com o tema “Poesia é literatura”, mais uma semana literária ganhou forma. Teve lançamento de livro, encontro com escritores, café literário, apresentações dos alunos e muito mais. Mas as programações ainda não terminaram. Neste sábado, dia 8, haverá gincana no educandário. As tarefas foram preparadas pela escola e são voltadas ao tema da semana literária. Os estudantes aguardam ansiosos pela disputa. Afinal, Vera Cruz é a Capital das Gincanas.
Na manhã de quinta-feira, dia 6, o escritor Romar Beling e o professor de Comunicação Social na Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) Rudinei Kopp conversaram com mais de 500 alunos do Ensino Médio, do turno da manhã. Os assuntos abordados foram dos mais variados, mas voltados à leitura contemporânea. Professores e estudantes foram instigados pelos palestrantes a perguntarem. Teve quem tomou o microfone nas mãos e tentou extrair ainda mais conhecimento dos escritores. “Tem dicas de leitura e de como fazer os alunos tomarem gosto pelos livros?”, foi uma das perguntas vinda de uma professora. Os escritores foram objetivos nas respostas e orientaram a buscar por obras atuais, de interesse dos jovens, que tragam fatos vividos até mesmo na região. Segundo os palestrantes, isso faz com que haja identificação.
O bate-papo, realizado no saguão da escola, também tratou sobre a construção da redação do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), tão temida pelos formandos, e das questões que caem no exame. Romar orientou os estudantes a realizarem as leituras obrigatórias tão logo solicitadas. “Não é preciso decorar o livro, mas entender”, resumiu.
CAFÉ LITERÁRIO
A manhã de quinta-feira teve também o café literário com o Jornal Arauto. Estudantes do segundo ano do Ensino Médio tiveram a oportunidade de folhear o Nosso Jornal, tanto a edição do dia como anteriores, e tirar dúvidas quanto à construção das matérias, escolha das pautas, das fotografias, o que ganha a capa. Houve questionamentos dos mais variados. As dúvidas foram sanadas pela reportagem do Jornal, que marcou presença. E como o nome do evento era “Café Literário”, além da leitura, os alunos puderam apreciar uma das bebidas mais consumidas durante o inverno: o café. Foi uma manhã de troca de ideias, de conhecimentos e aprendizados. O sorriso no rosto de alguns denotava que o objetivo do encontro foi alcançado. E como o escritor Romar Beling disse aos jovens “o vocabulário é ampliado com a leitura”.
Notícias relacionadas
Dez bairros devem ter abastecimento de água restabelecido à noite
Equipes da Corsan estão reparando uma tubulação de grande porte (adutora) que se rompeu na Rua Francisco Alves
Procon Santa Cruz alerta sobre golpes em pacotes de viagens no verão
Segundo Marcelo Estula, é essencial contratar sempre empresas reconhecidas no mercado
SUS Digital amplia serviços com novos códigos para os serviços de telessaúde
Portaria publicada insere a telessaúde e formas de organização na tabela de procedimentos e medicamentos do SUS
Resultado do concurso da educação deve sair nos próximos dias em Santa Cruz
A classificação estava prevista para ser divulgada na última quarta-feira