Geral

“Vamos estar entre os municípios brasileiros que sabem onde pisam”, diz Telmo Kirst

Publicado em: 07 de junho de 2017 às 19:25 Atualizado em: 19 de fevereiro de 2024 às 14:22
  • Por
    Luiza Adorna
  • Fonte
    Portal Arauto
  • img_1579.jpg
    compartilhe essa matéria

    Programa Mapa da CIdade foi lançado no começo da noite em Santa Cruz do Sul

    Para Telmo Kirst, prefeito de Santa Cruz do Sul, é preciso saber o que realmente existe entre a cidade real e a cidade legal. Para isso, foi lançado no começo da noite desta quarta-feira (7), no Palacinho da Prefeitura, o programa Mapa da Cidade. Com o propósito de planejar melhor e medir o tamanho do município, a atividade consiste no levantamento completo de todos os bairros e sedes dos distritos. "Vamos estar entre os municípios brasileitos que sabem onde pisam", diz. 

    O serviço vai ser realizado pela empresa Topcart – Topografia Engenharia e Aerolevantamentos S/S Ltda, do Distrito Federal. O trabalho de campo já iniciou em maio deste ano, quando um avião sobrevoou a cidade realizando registro fotográficos de alta resolução. "Não era feito um trabalho assim desde a década de 70", comenta Kirst. O levantamento vai ocorrer em um bairro por vez por uma dupla de cadastradores devidamente caracterizados. A comunidade vai poder reconhê-los por um colete azul marinho com o logo da Prefeitura e da Topcart. Além disso, eles vão estar usando crachá.

    Para a comunidade ficar tranquila, a Secretaria de Comunicação criou um canal online para que todas as dúvidas sejam solucionadas e para que as pessoas possam saber em que bairro a atividade está ocorrendo no momento, proporcionando mais segurança. "Vamos realizar um trabalho intenso de divulgação na mídia impressa, no rádio, na internet e na televisão. Além disso, vamos ter a distribuição de panfletos e anúncios em ônibus, conhecido como busdoor", salienta Régis de Oliveira Júnior, responsável pela pasta. 

    De acordo com Marcelo Gaedtke, coordenador do projeto, a atividade vai trazer subsídios para todas as secretarias. "Vai ajudar a Defesa Civil, em semanas chuvosas com estas últimas, a monitorar os locais mais atingidos pela cheia", explica. Com essa atualização Santa Cruz do Sul vai poder medir o seu crescimento e melhorar os investimentos públicos em pavimentação, rede de esgoto e de energia elétrica, transporte coletivo, saúde, educação, segurança, entre outros. O investimento realizado pela Prefeitura no programa é de R$ 3,9 milhões.