Iniciativa conta com a participação de dez estudantes do Instituto Sinodal Imigrante (IMI), de Vera Cruz
Foi lançado oficialmente nesta terça-feira (6) o projeto Caminhos Profissionais – Comunicação Não Violenta, uma iniciativa conjunta do Grupo Arauto e do Grupo Foco que visa promover o desenvolvimento socioemocional de jovens por meio da educação em comunicação não violenta. A ação envolve 12 encontros semanais com o professor Jeferson Cappellari e oficinas com profissionais do Grupo Arauto. O projeto conta com a participação de dez estudantes do Instituto Sinodal Imigrante (IMI), de Vera Cruz.
O objetivo central do projeto é despertar nos jovens uma consciência maior sobre como se comunicar de forma empática e respeitosa, especialmente em um momento em que o resgate emocional pós-enchente se mostra tão necessário. “Esse projeto nasceu de uma provocação do Pedro Thessing, ainda no ano passado. Com recursos captados junto à Global Giving, conseguimos tornar realidade essa ideia, que conecta a educação socioemocional com o universo da comunicação”, explica Carina Bublitz, coordenadora de projetos do Grupo Foco.
As oficinas serão ministradas por profissionais da comunicação da Arauto, além do fotógrafo Michael Sommer, entre outros nomes. Cada um trará vivências práticas do dia a dia da redação, rádio e audiovisual para mostrar aos jovens como a comunicação se materializa na rotina de um grupo de mídia. “Vamos trabalhar uma trilha pedagógica que, ao mesmo tempo, desenvolva habilidades socioemocionais e aproxime esses jovens do mercado de trabalho, especialmente na área da comunicação”, completa Carina.
O pontapé inicial do projeto ocorreu na tarde desta terça-feira, na sede do Grupo Arauto, em Vera Cruz, onde os alunos foram recepcionados pela equipe. Eles também tiveram a oportunidade de conhecer os estúdios das rádios em Santa Cruz do Sul. A primeira aula foi ministrada presencialmente por Jeferson Cappellari, que conduzirá os demais encontros de forma online, com intermediação da equipe do Foco. “Essa parceria tem um significado muito especial para nós, pois une dois propósitos fundamentais: o compromisso social e o papel transformador da comunicação. Estamos felizes em poder proporcionar essa vivência aos jovens e, ao mesmo tempo, fortalecer nosso time internamente com os aprendizados que esse projeto trará”, destacou Luís Carlos Dhiel, diretor do Grupo Arauto.
Palestra
Ainda na terça-feira, à noite, Jeferson também conduziu uma palestra exclusiva para os colaboradores do Grupo Arauto, abordando o tema que será a espinha dorsal do projeto: a comunicação não violenta. O encontro teve como objetivo estender o impacto da iniciativa também ao ambiente de trabalho interno do grupo, valorizando a escuta ativa, o respeito nas relações e a empatia — princípios essenciais não apenas no jornalismo, mas em todas as esferas da convivência humana.

Colaboradores do Grupo Arauto participaram de palestra
Notícias relacionadas

Clube Arte de Viver busca estreitar laços com a Prefeitura por meio de eventos e projetos
Um encontro foi realizado no Salão Nobre do Palacinho para abordar o tema

Prefeitura de Santa Cruz se manifesta sobre multa à igreja por conta de barulho do sino; veja
A medição do nível de pressão sonora foi realizada após a reclamação de um morador que se queixou do ruído

Morre bebê resgatado de enchente no Vale do Taquari em 2024
Anthony Miguel ficou conhecido após ser salvo de helicóptero durante tragédia no estado

Com apelo à consciência no trânsito, Venâncio Aires lança Campanha Maio Amarelo
Objetivo é chamar a atenção da sociedade para a importância de agir com responsabilidade nas ruas