Rito começou nesta quarta com missa solene; cardeais estão isolados e seguem tradição milenar sob sigilo absoluto
O Vaticano deu início nesta quarta-feira (7), ao conclave que definirá o próximo líder da Igreja Católica, após a morte do Papa Francisco no último dia 21 de abril. A cerimônia que marca o começo da eleição começou com a tradicional missa “Pro Eligendo Romano Pontifice”, celebrada na Basílica de São Pedro e presidida pelo cardeal Giovanni Battista Re. A liturgia reuniu os 133 cardeais eleitores, todos com menos de 80 anos, representando 70 países, que agora estão reunidos na Capela Sistina em completo isolamento.
Após a missa, os cardeais caminharam em procissão até a Capela Sistina, entoando o canto “Veni Creator Spiritus”, em invocação ao Espírito Santo. Ali, cada um jurou manter absoluto sigilo sobre as deliberações do conclave, como manda a tradição. Para garantir a confidencialidade, todos os aparelhos eletrônicos foram recolhidos e a Capela recebeu bloqueadores de sinal.
O processo eleitoral prevê até quatro votações diárias. Para que um novo papa seja eleito, são necessários dois terços dos votos, ou seja, 89 dos 133. Ao final de cada rodada, as cédulas são queimadas: se a fumaça que sair pela chaminé for preta, indica que ainda não houve consenso. Se for branca, acompanhada pelos sinos da Basílica, será o anúncio oficial de que o novo pontífice foi escolhido.
Entre os nomes mais citados nos bastidores estão cardeais com atuação global, como o italiano Pietro Parolin, o filipino Luis Antonio Tagle, o francês Jean-Marc Aveline, o latino Pierbattista Pizzaballa e o italiano Matteo Zuppi, conhecido por seu perfil pastoral e diálogo com movimentos sociais. A expectativa é de que o novo papa mantenha o espírito reformista de Francisco e dialogue com os desafios modernos da Igreja.
Notícias relacionadas

Clube Arte de Viver busca estreitar laços com a Prefeitura por meio de eventos e projetos
Um encontro foi realizado no Salão Nobre do Palacinho para abordar o tema

Prefeitura de Santa Cruz se manifesta sobre multa à igreja por conta de barulho do sino; veja
A medição do nível de pressão sonora foi realizada após a reclamação de um morador que se queixou do ruído

Morre bebê resgatado de enchente no Vale do Taquari em 2024
Anthony Miguel ficou conhecido após ser salvo de helicóptero durante tragédia no estado

Com apelo à consciência no trânsito, Venâncio Aires lança Campanha Maio Amarelo
Objetivo é chamar a atenção da sociedade para a importância de agir com responsabilidade nas ruas