SANTA CRUZ

Seminário reúne profissionais de saúde e de educação para discutir prevenção à violência

Publicado em: 07 de abril de 2025 às 20:00
  • Por
    Portal Arauto
  • Fonte
    Prefeitura de Santa Cruz do Sul
  • Foto: Divulgação
    compartilhe essa matéria

    Evento ocorre regularmente no início do ano letivo

    Com o tema Vigilância das Violências no âmbito do Programa Saúde na Escola, e suas interfaces com a saúde mental, ocorreu na última quinta-feira, 3, no Anfiteatro do Bloco 18 da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), o Seminário Integrador do PSE, que regularmente ocorre no início do ano letivo.

    A solenidade de abertura contou com a presença do secretário de Saúde, Rodrigo Rabuske, da titular da Coordenadoria Regional de Saúde (13ª CRS), Mariluci Reis, e do coordenador da 6ª Coordenadoria Regional de Educação (6ª CRE), Luiz Ricardo Pinho de Moura.

    O evento reuniu cerca de 120 participantes, com representantes de 84 escolas, tanto municipais como da rede estadual, privada e conveniadas. A coordenadora do PSE no município, Denise Enriqson, explica a importância do evento. “O seminário busca promover o encontro de profissionais da educação, da saúde e da assistência social, com o objetivo de fazer um alinhamento anual e o compartilhamento de experiências”, explica Denise.

    Na parte da manhã, iniciou-se com a definição de prioridades para o biênio 2025/2026. Na sequência houve o painel sobre a Vigilância das Violências e a Saúde Mental, além de uma explanação sobre o fluxo do acolhimento dos dispositivos de saúde mental na rede de saúde do município.

    Já no turno da tarde, ocorreram oficinas em várias salas da universidade, com rodas de conversa, para discutir as diversas formas de violência. Houve também debates sobre questões ligadas aos direitos do público adolescente, os serviços oferecidos pela rede de proteção e planejamento de ações estratégicas de prevenção da violência.