Região

Atendimento da rede de atenção básica de Venâncio passará por alteração

Publicado em: 07 de abril de 2022 às 16:11 Atualizado em: 03 de março de 2024 às 18:51
  • Por
    Bruna Oliveira
  • Fonte
    Portal Arauto
  • Foto: Assessoria de Imprensa
    compartilhe essa matéria

    Unidades atenderão 50% pré-agendamento e 50% demanda diária

    Após registrar alto número de atendimento e grande fluxo de pessoas nas unidades de saúde de Venâncio Aires, o prefeito Jarbas da Rosa anunciou alterações na rede de atenção básica do município. A decisão foi tomada em reunião na manhã desta quinta-feira (7).

    Em entrevista à reportagem, o chefe do Executivo relatou que o atendimento na rede de atenção básica será 50% pré-agendado e outros 50% demanda diária. A medida começará a ser implementada, inicialmente, nas unidades de saúde do interior e nas Estratégias de Saúde da Família (ESF). Já a partir de maio, a mudança ocorrerá nos postos dos bairros Gressler e Santa Tecla.

    Nos últimos dias, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e o Hospital São Sebastião Mártir (HSSM) registraram lotação. A situação causa demora no atendimento dos pacientes e tem acarretado filas.

    “Buscamos trabalhar o fluxo de atendimento tanto do hospital, como da UPA. Analisamos a transferência de pacientes e a ampliação do número de médicos, para que a emergência da casa de saúde atenda os pacientes que são de urgência e emergência e pessoas que chegam através do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu)”, diz o prefeito.

    Ainda de acordo com o chefe do Executivo, a Prefeitura está disposta a ampliar o valor do contrato pago para a manutenção da UPA, que atualmente é de R$ 580 mil mensais para até R$ 709 mil. Uma nova reunião para tratar sobre o assunto ocorrerá na segunda-feira (11).