Polícia

Dupla acusada de homicídio no interior de Herveiras em 2019 é absolvida em julgamento

Publicado em: 07 de março de 2024 às 21:08 Atualizado em: 10 de abril de 2024 às 17:04
  • Por
    Nícolas da Silva
  • Fonte
    Portal Arauto
  • Foto: Emily Lara/Portal Arauto
    compartilhe essa matéria

    Sessão foi realizada na manhã e tarde desta quinta-feira, no Fórum de Santa Cruz

    Dionatan Rodrigues Schwantz, de 25 anos, e Luis Rodrigues, 47, foram julgados na manhã e tarde desta quinta-feira (7), em sessão do Tribunal do Júri, no Fórum de Santa Cruz do Sul. Ambos foram absolvidos pelo Conselho de Sentença, formado por seis homens e uma mulher. O julgamento iniciou às 9h30min e foi até 16h30min. Nove testemunhas foram ouvidas durante o julgamento. 

    A sessão foi presidida pela juíza Dra. Márcia Doebber Wrasse. Os advogados Carlos Henrique de Moura e  Mariana Francine Fetzner representaram o réu Luis, enquanto o defensor público Arnaldo França Quaresma Junior representou Dionatan. A acusação por parte do Ministério Público ficou a cargo do promotor de justiça Flávio Eduardo De Lima Passos, tendo o advogado Ivan Coelho Misiuk como assistente de acusação.

    Os réus não se manifestaram durante o julgamento. Embora o MP tenha alegado excesso de legítima defesa baseado em provas obtidas no processo, pedindo a condenação dos réus, os jurados acataram as teses de defesa e absolveram a dupla.

    O caso

    O crime ocorreu em 17 de fevereiro de 2019, na localidade de Linha Fernandes, no interior de Herveiras. A acusação afirma que Luis Rodrigues teria, usando uma arma de fogo, tirado a vida da vítima Alcides dos Santos. O homicídio teria sido motivado por desentendimentos anteriores entre membros das famílias dos réus e a vítima.

    Dionatan Rodrigues Schwantz foi acusado de prestar informações falsas durante o inquérito policial relacionado ao homicídio. Em seu depoimento, de acordo com o Ministério Público, ele afirmou que Alcides teria chutado a porta da residência de Luis Rodrigues e estaria armado, enquanto, na verdade, ainda segundo a denúncia, as evidências indicam que os disparos foram feitos pelas costas da vítima.