Projeto foi apresentado durante a última sessão do Legislativo municipal
A vereadora Luciana Regina Scheibler (PDT), protocolou na Câmara de Vereadores de Venâncio Aires um projeto que prevê a criação do Programa Municipal de Horta Comunitária. O projeto de lei foi apresentado na segunda-feira (6), durante sessão ordinária do Legislativo municipal.
Conforme a justificativa do documento, na hora comunitária poderá ser feito o cultivo de hortaliças, legumes, frutas, plantas medicinais e ornamentais. Além disso, a parlamentar também quer estimular o plantio das mudas destes alimentos. O cuidados e manutenção da horta deverão ser feitos pelos moradores das proximidades em que ela estiver.
"A presença de uma horta comunitária, para a comunidade, garante às famílias uma alimentação melhor, criando hábitos saudáveis e, consequentemente, melhora a qualidade de vida. Além desses benefícios, a horta comunitária também pode ser uma fonte de atividade física, de lazer e terapêutica", diz um trecho do projeto.
De acordo com a vereadora, para que a iniciativa seja realizada, serão disponibilizados imóveis públicos, áreas declaradas de utilidade pública e ainda não utilizadas, além de terrenos e áreas particulares cedidos temporariamente por seus proprietários. Em relação a isso, a justificativa da proposição específica que "em contrapartida, a Administração Pública incluiria um estímulo fiscal aos proprietários que disponibilizarem os terrenos, através de um percentual de desconto do IPTU ou a sua isenção."
Luciana destaca, ainda, que a melhoria do ambiente urbano, a otimização do espaço e uma possível complementação da renda destes moradores, através da venda dos produtos, seriam consequências benéficas da implementação do programa municipal.
Notícias relacionadas
Diplomação dos eleitos acontece entre 16 e 18 de dezembro na 40ª e 162ª Zona Eleitoral
Cerimônias acontecem, na maioria dos casos, nas Câmaras de Vereadores dos municípios de abrangência e vão reunir eleitos e autoridades
Maioria do STF vota por manter símbolos religiosos em órgãos públicos
Prevalece posição do relator de que itens fazem parte da cultura
Oito novos projetos ingressam na pauta do Legislativo desta segunda
Após a reunião ordinária, ocorre uma reunião solene, com início às 19h30min
Vereador propõe a criação de escolas bilíngues em Santa Cruz
Proposta é de Rodrigo Rabuske, do Partido Liberal