A estrutura conta com 4,6 mil metros quadrados de área construída
A noite desta quinta-feira (7) foi marcada pela inauguração do novo prédio do Colégio Mauá localizado na Rua Adolfo Caspary, em Santa Cruz do Sul. A cerimônia de inauguração contou com a presença de professores, pais, banda do Sétimo Batalhão de Infantira Blindado (7º BIB) e diversas autoridades, incluindo o secretário estadual de Educação, Faisal Karam, que compareceu também em nome do governador Eduardo Leite.
A estrutura tem 4,6 mil metros quadrados de área construída, abriga 24 salas de aula, salas de música, idiomas, artes, atendimento, coordenação e psicologia, biblioteca, laboratório de informática, cozinha, elevador, sanitários e cantina. As instalações de móveis e ambientes foram financiadas com recursos próprios e com doações da comunidade escolar. Neste ano, o Colégio Mauá conta com 1.730 alunos da Educação Infantil ao Ensino Médio, nos turnos da manhã e tarde, além de 110 professores e 80 funcionários. Desde o início do ano letivo, em 18 de fevereiro, o prédio já abriga as turmas do 1º ao 6º ano, que totalizam aproximadamente 850 alunos.
Durante o seu pronunciamento, o diretor do Mauá, Nestor Raschen, reforçou que o investimento aumenta o compromisso da instituição de ensino em relação à qualidade da educação. Ele aproveitou para agradecer a todos os colaboradores, voluntários e profissionais envolvidos para a concretização do prédio. As estruturas de árvores em um espaço de convivência da escola, bem como, as imagens de pássaros, segundo ele, têm um propósito, pois representam crescimento e vida. "Queremos que aqui seja um espaço de crescimento, para que as pessoas voem com os seus sonhos. Que seja um local de muitos voos e muitos sonhos", comenta.
Na oportunidade, o secretário estadual de ducação, Faisal Karam, ressaltou que toda a obra na área da educação beneficia milhares de pessoas e ainda destacou a importância de valorizar todos que contribuíram para que o projeto desse certo. "Na educação o desafio é grande, porque o privado depende muito do recurso das pessoas que têm melhor condição para colocar os seus filhos na escola. Desejo que a escola possa ser um agente da transformação, da provocação e da busca pelo conhecimento", comenta.
Três pessoas que tiveram um envolvimento maior com a construção do prédio receberam um quadro de recordação na noite desta quinta-feira, sendo elas o ex-diretor do Colégio Mauá e que esteve à frente do projeto, professor Wilson Griesang; o responsável pela execução da obra pela Suhma Enbgenharia, engenheiro Romeu Pick e a arquiteta Leila Bremm.
Entre as novidades de 2019 está a implementação gradativa da escola bilíngue para todos os alunos do 1º ao 4º ano do Ensino Fundamental, que vão contar com cinco horas aula de inglês por semana. Em 2020, os estudantes que ingressarem no 1º ano já serão inseridos no processo bilíngue, com aulas curriculares e extras no idioma inglês.
Notícias relacionadas

Jaqueline Jardim: 15 anos de dedicação e trabalho na Afubra
Funcionária que começou como operadora de caixa hoje lidera uma equipe de 20 pessoas no Bairro Ana Nery

Ministério da Saúde recebe 1,3 milhão de vacinas contra a covid-19
Imunização vai atender primeiramente os grupos prioritários

Termina nesta sexta-feira o prazo para pedir isenção da taxa do Enem 2025
Participante que faltou provas em 2024 precisa justificar ausência

Qualifica Venâncio abre inscrições para cursos gratuitos neste sábado
Nesta primeira etapa, serão oferecidos seis qualificações com 57 vagas ao todo