Região

Bandas e Sertanejo ditarão o ritmo da nova programação da 90,5

Publicado em: 07 de fevereiro de 2020 às 20:50 Atualizado em: 21 de fevereiro de 2024 às 22:46
  • Por
    Rafael Henrique de Oliveira Santini da Cunha
  • Fonte
    Portal Arauto
  • Foto: Letícia Dhiel/Portal Arauto
    compartilhe essa matéria

    Confira os detalhes da nova grade da Arauto FM em Venâncio Aires e região

    Após a inauguração do novo estúdio no coração da cidade de Venâncio Aires nesta sexta-feira, a Arauto FM estreia nesta segunda-feira (10) uma nova programação. O objetivo é aproximar o público da Capital do Chimarrão de toda estrutura do Grupo Arauto de Comunicações. O espaço de Mato Leitão também será mantido.

    O coordenador artístico do Grupo Arauto, Tiago Rocha, ressalta que a essência das emissoras será mantida, mas as programações serão diferentes e regionalizadas. “A identidade sonora e a forma de comunicação das duas emissoras do Grupo é a mesma, porém, a 90,5 vai focar nas bandas do Sul e Sertanejo, além das músicas top 50 do Brasil. Isso para aproximar ainda mais os ouvintes de uma cidade com forte colonização alemã, da programação da Arauto. Diferente de Santa Cruz, que tem também espaço para esse tipo de som, mas é uma cidade muito mais cosmopolita, o que torna a programação muito mais diversificada” explica.

    As recentes contratações da emissora também buscam aproximar, segundo Rocha, a população da microrregião de Venâncio Aires do Grupo Arauto. Ele ressalta que são pessoas extremamente identificadas com o meio rádio e que têm muito prestígio dos ouvintes. O santa-cruzense Marcelo Frey, que cresceu em Venâncio, completou ano passado 21 anos de carreira no rádio e apresentará o Bom Dia Arauto, entre 6h e 9h.

    Ainda de acordo com o coordenador artístico, as mudanças passam também pela independência da programação da 90,5. “A Rádio caminha agora para uma programação local. Quando ela foi lançada, a ideia era fazer boa parte da programação em rede. Com o passar do tempo, percebemos que era muito difícil fazer uma programação para duas realidades distintas. Fazendo uma analogia, as duas emissoras são irmãs gêmeas. Elas são idênticas, mas cada uma veste uma roupa um pouco diferente”, destaca.

    Todos os quatro estúdios da emissora – Vera Cruz, Santa Cruz do Sul, Mato Leitão e Venâncio Aires – continuarão sendo utilizados pelos comunicadores. Tiago Rocha destaca que apesar de uma programação muito mais próxima dos venâncio-airenses, a emissora jamais deixará de ser de Mato Leitão e relembra que o mesmo processo aconteceu na inauguração do estúdio da Alegria em Santa Cruz, quando a programação era toda concentrada em Vera Cruz.

    Conforme Rocha, a inauguração do novo espaço tem a ver também com questões logísticas. “A Rádio distribui muitos presentes para os ouvintes. Agora a retirada poderá ser feita em Venâncio também. Quem quiser conhecer também vai poder visitar e interagir com os comunicadores de forma muito mais fácil. Os nossos anunciantes também terão um suporte muito mais próximo”, ressalta.

    Equipe

    A 90,5, que já contava com dois ícones do rádio de Venâncio Aires, Cátia Kist e Marco Doesse, desde o final do ano passado acrescentou mais qualidade a programação. Fernando Fengler e Marcelo Frey foram anunciados para integrar o novo projeto de 2020. Outros comunicadores do grupo também farão parte do projeto.

    Estúdio do Chimarrão

    O imóvel, na Rua Getúlio Vargas, 1140, passou por considerável adequação, possibilitando um bonito e confortável estúdio e demais ambientes, como recepção, sala dos clientes, de produção de conteúdo, estúdio secundário, sala de equipamentos, cozinha e banheiro. Em Venâncio Aires, são 124 metros quadrados. As atividades administrativas, de recepção e a retirada de brindes e prêmios das promoções da 90,5, ficarão concentradas no local. Em Mato Leitão, que conta com o Estúdio das Orquídeas, serão mantidas a apresentação de programas e produção de conteúdo, porém sem atendimento externo.