Em 2024, foram registrados 55 assassinatos, o que representa uma redução de 59 mortes
Na manhã desta sexta-feira (6), o Comando Regional de Polícia Ostensiva do Vale do Rio Pardo (CRPO/VRP) apresentou os indicadores de segurança pública de 2024. O evento ocorreu no Anfiteatro do Bloco 18 da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc).
Um dos dados apresentados foi o número de homicídios registrados na região do Vale do Rio Pardo. Comparando com 2016, que teve 114 assassinatos, em 2024 o número caiu para 55, resultando em uma redução de 59 mortes.
De acordo com o comandante Regional de Polícia Ostensiva do Vale do Rio Pardo (CRPO/VRP), coronel Giovani Paim Moresco, as motivações do número de assassinatos na região não se resumem somente ao tráfico de drogas. “Temos alguns picos de incidentes que envolvem o tráfico de entorpecentes, mas também ocorrem homicídios motivados por outras questões, como feminicídio, em que um dos membros do casal não aceita o fim do relacionamento; disputas familiares, como brigas entre tio e sobrinho; brigas em partidas de bocha, quando as pessoas bebem demais; entre outros fatores”, explica.
Além disso, foi realizada a primeira transmissão oficial via rede digital de comunicação do Comando Regional. Esse avanço tecnológico oferece maior alcance e melhor cobertura, ampliando a área de atuação da Brigada Militar, com a segurança de que não há possibilidade de interceptação por terceiros. A tecnologia, que é fruto de uma parceria público-privada, permitirá transmissões com níveis elevados de segurança e confiabilidade, garantindo uma comunicação eficaz durante as operações da polícia ostensiva.
“Isso vai possibilitar que a tecnologia digital seja amplamente utilizada e operada pelos nossos policiais militares em suas diversas ações diárias. Em termos comparativos, antes utilizávamos tecnologia analógica para a transmissão de rádio, o que limitava a comunicação entre os policiais a distâncias de poucos quilômetros”, explica.
Agora, com a tecnologia digital, o policial militar poderá se comunicar com outros agentes em um raio superior a 10 quilômetros, utilizando rádios portáteis para manter contato com pontos mais distantes, com som ambiente de alta qualidade.
Leia também
Outros dados
Operação Fecha Quartel
Total de pessoas abordadas/identificadas – 505
Total de barreiras realizadas – 50
Total de pessoas presas – 10
Operação Hágnos
Ações preventivas educativas – 309
Total de menores apreendidos – 03
Total de pessoas presas – 25
Operação Volta às Aulas
Total de menores apreendidos – 04
Total de pessoas abordadas/identificadas – 944
Ações preventivas/educativas – 400
Ações repressivas – 39
Operação Proscriptus
Total de presos – 81
Total de veículos fiscalizados – 268
Apreensão de drogas – 1.932,73 g
Munições apreendidas – 83
Total de armas de fogo apreendidas – 05
Operação Cerco Fechado
Barreiras realizadas – 2.266
Documentos confeccionados – 11.080
Operações integradas – 205
Total de armas de fogo apreendidas – 12
Total de munições apreendidas – 833
Total de drogas – 67.976,89 g
Total de pessoas presas – 510
Notícias relacionadas
Corpo de Bombeiros atende incêndio em residência de Venâncio Aires
O sinistro iniciou por volta das 19h, no Loteamento Scienza
Duas pessoas ficam feridas em acidente no trevo de Venâncio Aires
Em um dos veículos havia uma bebê de seis meses
Carro capota na ERS-400 em Candelária
Acidente envolveu um Fiat Palio, emplacado em Sobradinho
Acidente no bairro Arroio Grande deixa três feridos neste Natal
Com a colisão, o Corsa invadiu a calçada, bateu na grade de uma casa e tombou, ficando de lado. Os bombeiros precisaram remover os ocupantes