Indicadores criminais

Vale do Rio Pardo registra queda nos homicídios em comparação a 2016

Publicado em: 06 de dezembro de 2024 às 14:45
  • Por
    Kássia Machado
  • Foto: Kássia Machado/Grupo Arauto
    compartilhe essa matéria

    Em 2024, foram registrados 55 assassinatos, o que representa uma redução de 59 mortes

    Na manhã desta sexta-feira (6), o Comando Regional de Polícia Ostensiva do Vale do Rio Pardo (CRPO/VRP) apresentou os indicadores de segurança pública de 2024. O evento ocorreu no Anfiteatro do Bloco 18 da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc).

    Um dos dados apresentados foi o número de homicídios registrados na região do Vale do Rio Pardo. Comparando com 2016, que teve 114 assassinatos, em 2024 o número caiu para 55, resultando em uma redução de 59 mortes.

    De acordo com o comandante Regional de Polícia Ostensiva do Vale do Rio Pardo (CRPO/VRP), coronel Giovani Paim Moresco, as motivações do número de assassinatos na região não se resumem somente ao tráfico de drogas. “Temos alguns picos de incidentes que envolvem o tráfico de entorpecentes, mas também ocorrem homicídios motivados por outras questões, como feminicídio, em que um dos membros do casal não aceita o fim do relacionamento; disputas familiares, como brigas entre tio e sobrinho; brigas em partidas de bocha, quando as pessoas bebem demais; entre outros fatores”, explica.

    Além disso, foi realizada a primeira transmissão oficial via rede digital de comunicação do Comando Regional. Esse avanço tecnológico oferece maior alcance e melhor cobertura, ampliando a área de atuação da Brigada Militar, com a segurança de que não há possibilidade de interceptação por terceiros. A tecnologia, que é fruto de uma parceria público-privada, permitirá transmissões com níveis elevados de segurança e confiabilidade, garantindo uma comunicação eficaz durante as operações da polícia ostensiva.

    “Isso vai possibilitar que a tecnologia digital seja amplamente utilizada e operada pelos nossos policiais militares em suas diversas ações diárias. Em termos comparativos, antes utilizávamos tecnologia analógica para a transmissão de rádio, o que limitava a comunicação entre os policiais a distâncias de poucos quilômetros”, explica.

    Agora, com a tecnologia digital, o policial militar poderá se comunicar com outros agentes em um raio superior a 10 quilômetros, utilizando rádios portáteis para manter contato com pontos mais distantes, com som ambiente de alta qualidade.

    Leia também

    Outros dados

    Operação Fecha Quartel
    Total de pessoas abordadas/identificadas – 505
    Total de barreiras realizadas – 50
    Total de pessoas presas – 10

    Operação Hágnos
    Ações preventivas educativas – 309
    Total de menores apreendidos – 03
    Total de pessoas presas – 25

    Operação Volta às Aulas
    Total de menores apreendidos – 04
    Total de pessoas abordadas/identificadas – 944
    Ações preventivas/educativas – 400
    Ações repressivas – 39

    Operação Proscriptus
    Total de presos – 81
    Total de veículos fiscalizados – 268
    Apreensão de drogas – 1.932,73 g
    Munições apreendidas – 83
    Total de armas de fogo apreendidas – 05

    Operação Cerco Fechado
    Barreiras realizadas – 2.266
    Documentos confeccionados – 11.080
    Operações integradas – 205
    Total de armas de fogo apreendidas – 12
    Total de munições apreendidas – 833
    Total de drogas – 67.976,89 g
    Total de pessoas presas – 510