Cidade histórica

Secretário de Educação de Rio Pardo define 2024 como um ano positivo para a pasta

Publicado em: 06 de dezembro de 2024 às 19:23
  • Por
    Kássia Machado
  • Colaboração
    Leandro Porto e Nícolas da Silva
  • Foto: Nícolas da Silva/Grupo Arauto
    compartilhe essa matéria

    Tiago Mello também projetou o ano de 2025

    O município de Rio Pardo já se prepara para as novas definições e para o início dos projetos dos próximos quatro anos de governo. Em entrevista ao programa Direto ao Ponto, da Arauto News, o secretário de Educação da cidade, Tiago Mello, falou sobre os avanços da gestão e fez uma análise da pasta em 2024.

    Mello definiu 2024 como um ano de colheita de frutos. Segundo ele, o governo conseguiu realizar diversas entregas à população, além de investir mais de R$ 3 milhões na recuperação e ampliação de escolas, construção de refeitórios, quadras esportivas e na formação de professores.

    De acordo com o secretário, o objetivo da pasta foi melhorar os índices de Rio Pardo no setor educacional. “Conseguimos recuperar a defasagem de aprendizagem com uma série de ações. Participamos, em 2023, do Educa Mais RS, programa do Tribunal de Contas do Rio Grande do Sul. Neste ano, conseguimos colher uma série de resultados positivos. Estamos avançando cada vez mais e aprimorando essas ações”, destacou.

    Para Mello, o ano de 2024 foi desafiador, especialmente pelos impactos das enchentes. Apesar disso, ele ressalta os bons resultados alcançados pela pasta. Um dos destaques foi transformar a Cidade Histórica, conhecida pelo Carnaval, em uma referência em educação.

    “Hoje, colhemos os frutos de todo um trabalho pedagógico implementado nas escolas. Quando assumimos a pasta, estávamos na posição 347ª no Imers. Definimos como meta entregar Rio Pardo, em 2024, entre os 200 melhores municípios do Estado. Quase conseguimos estar entre os 100, mas ficamos muito próximos. Conseguimos elevar nosso índice para a 104ª posição”, descreveu Mello.

    Leia também

    Para 2025, uma das metas da pasta é alcançar o ranking dos 50 melhores municípios do estado e, futuramente, integrar o grupo dos 10 melhores do Rio Grande do Sul. “Queremos ser uma referência em educação, com bons índices, pois o índice reflete diversas questões, como uma boa estrutura escolar, a qualificação dos professores, entre outros aspectos”, frisou.

    Mello também citou outras ações que já estão sendo implementadas e que terão continuidade. Uma delas foi a aprovação, ainda neste ano, para a construção de uma nova Emei no município, por meio do Governo Federal no Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). A obra está prevista para começar no início de 2025. Outro objetivo da Administração Municipal é zerar a lista de espera nas redes municipais de ensino

    No dia 1º de janeiro, Mello (MDB) deixará a Secretaria de Educação para assumir uma vaga no Legislativo de Rio Pardo. Ele foi eleito com 517 votos no pleito de 6 de outubro de 2024.