Ao se aproximar do verão, espaços ganham maior circulação de pessoas
Um espaço de tranquilidade em meio ao som dos carros. Uma área verde entre as mais diversas construções de cimento. Um reduto para apreciar a natureza. Assim são muitas das praças espalhadas nos mais diferentes locais. Algumas pequenas, outras maiores, com mais ou menos brinquedos, mas com um propósito: ser ponto de descanso. E ao se aproximar do verão, cresce a circulação de pessoas, seja para o chimarrão no final da tarde, um bate-papo com os amigos, uma brincadeira com os filhos ou até mesmo um passeio com o cachorro. Atividades não faltam. Para isso, a importância de estar bem conservada, limpa e segura. Mas como estão as principais praças de Santa Cruz do Sul e Vera Cruz? Como os frequentadores enxergam as estruturas? Eles sugerem melhorias? Gostariam de mais brinquedos, mais sombra? O quê?
Luciano e Diana Weber moram no Centro de Santa Cruz há oito meses. São pais do Gabriel, de dois anos e nove meses, e costumam levar o garoto nos fins de semana para se divertir em duas das principais praças da cidade: a da Bandeira, junto à Prefeitura, ou a Getúlio Vargas, em frente à Catedral. Gostam da sombra, dos brinquedos e do ar puro. Da diversão em família. Gabriel curte o balanço, mas também se arrisca em outros brinquedos, sempre com a supervisão dos pais, que aprovam as estruturas mantidas pela municipalidade. “No começo a gente deu uma olhada para ver a situação dos brinquedos, pensando na segurança do Gabriel. E seguidamente olho e percebo que tem parafusos novos, o que mostra que estão sempre melhorando”, observa Luciano, que faz um pedido aos que mantêm a Praça Getúlio Vargas: “gostaria de mais brinquedos para crianças pequenas. Meu filho tem dois anos e é bem limitado o que ele pode brincar aqui, por isso viemos mais no fim de semana, que costumam ter os infláveis”, expõe.
AS PRAÇAS
Em Santa Cruz do Sul, são três os principais pontos no Centro: a Getúlio Vargas, em frente à Catedral; a da Bandeira, junto à Prefeitura; e a Siegfried Heuser, ao lado da Estação Férrea. Em 12 de outubro, foi inaugurada a Praça da Cultura, ao lado da Biblioteca Municipal, no entroncamento das ruas Galvão Costa e Marechal Floriano. Ela recebeu o nome de José Paulo Rauber Filho, em homenagem ao líder político e ao grande incentivador do teatro no município, e conta com playground, fonte de água iluminada, bancos, chimarródromo com água quente e fria, mesas de xadrez e espaço para leitura.
Já em Vera Cruz, no Centro, há a Praça José Bonifácio, palco de grandes eventos do município, como programação farroupilha, de Natal, Feira do Livro, entre tantos outros.
Como elas estão
Siegfried Heuser: Localizada na esquina das ruas Júlio de Castilhos e Ernesto Alves, em Santa Cruz, a Praça Siegfried Heuser dispõe de academia ao ar livre, brinquedos para as crianças como balanço, gangorra, casinhas, bem como bancos para descanso. Há também lixeiras, em bom estado. Segundo frequentadores, o que falta é mais sombra. Há árvores apenas na calçada. Junto à Praça há a pista de skate, muito frequentado pelos amantes do esporte.
Da Bandeira: Aqueles que buscam sombra, a Praça da Bandeira, ou da Prefeitura, como é mais conhecida em Santa Cruz do Sul, é a pedida. É neste espaço que há concentração maior de pessoas tomando chimarrão, conversando em família e se divertindo nos brinquedos. Entre eles há balanço, jacaré e escorregador. Chama atenção, neste espaço, a conscientização dos frequentadores. Pouco lixo espalhado.
Getúlio Vargas: A Praça Getúlio Vargas fica em frente à Catedral São João Batista, em Santa Cruz. Atraída, principalmente, pela sombra e pelo chafariz, dispõe de academia ao ar livre, de brinquedos, como balanço, escorregador, gangorra, entre outros. Há também balanço adaptado para cadeirantes. O espaço, ainda, dispõe de banheiros. O principal pedido dos frequentadores é por mais brinquedos que podem ser utilizados por crianças pequenas.
José Bonifácio: Localizada no coração de Vera Cruz, a Praça José Bonifácio dispõe de equipamentos de academia, bem como brinquelândia. Nela há gira-gira, gangorra, casinha, entre outros. Os brinquedos foram substituídos em uma parceria com a Kopp Construções. A Praça tem ampla área verde, bem como um quiosque na região central, sendo utilizado, inclusive, para comercialização de produtos da agricultura familiar.
Segundo os secretários, manutenção permanente
Passou o tempo em que as praças dos municípios sofriam com o abandono, com a tomada de lixo e o sucateamento dos brinquedos. São nítidos os investimentos realizados num período recente tanto em Santa Cruz do Sul quanto em Vera Cruz. E eles são ratificados pelos secretários responsáveis pelos espaços. Gerson Vargas responde pela pasta de Transportes e Serviços Urbanos de Santa Cruz e enumera que são mais de 40 praças, tendo manutenção praticamente diária, como cortes de grama e melhorias em brinquedos. “Pedimos o apoio da comunidade para cuidar desses espaços”, diz o Secretário.
Em Vera Cruz, a Praça José Bonifácio é o principal ponto de encontro da comunidade e teve os novos brinquedos instalados pela Kopp Construções. Porém, a manutenção deles é de competência da Prefeitura e ocorre de forma constante. Conforme o secretário de Obras, Gilson Becker, há, inclusive, um funcionário dedicado exclusivamente aos cuidados da Praça. “Ele é responsável pelo corte de grama, manutenção dos brinquedos, limpeza de banheiros e em geral”, afirma.
PEDIDOS DOS FREQUENTADORES
Entre as solicitações de quem frequenta as Praças, em Santa Cruz do Sul, principalmente, estão mais brinquedos para as crianças pequenas, bem como o plantio de mais árvores na praça da Estação Férrea. De acordo com Vargas, a Prefeitura já estuda a possibilidade de colocação de mais atrativos aos pequenos, bem como plantar novas árvores de sombra na Siegfried Heuser. Datas, por enquanto, não há.
Notícias relacionadas

Poetter Informática e Energia Solar: 25 anos oferecendo soluções inteligentes em Santa Cruz
Empreendimento fica localizado na Rua Júlio de Castilhos, 1444, no Bairro Goiás

Unisc marca presença na Conferência Anual da Associação Brasileira de Educação Internacional
Vice-reitora e coordenador da Assessoria Internacional participaram da programação

Anatel e Ancine fazem acordo para combater pirataria de filmes e séries
Agências intensificarão fiscalização e bloqueio de plataformas ilegais

Prefeitura de Santa Cruz planeja ampliar rede de luz trifásica no interior
Secretaria de Agricultura deseja criar projetos para melhorar as condições de vida e trabalho dos produtores rurais