Por causa da alta demanda, terceiro turno será estendido até o final do ano, com atendimento de segunda a sexta-feira, das 18 às 21h
Referência no atendimento básico de saúde de Encruzilhada do Sul, o Posto de Saúde do Centro registrou um incremento de mais de 240% no número de atendimentos no período noturno em 2024, se comparado ao ano anterior. O terceiro turno foi implementado ainda em abril pela administração municipal com o intuito de proporcionar maior acesso aos serviços de saúde, em especial no inverno, época do ano com maior demanda.
Em função disso, o terceiro turno será estendido até o final do ano, com atendimento de segunda a sexta-feira, das 18 às 21h. A iniciativa integra o Programa Inverno Encruzilhadense com mais Saúde, que chegou na sua segunda edição em 2024. A expectativa é que se repita em 2025. “O atendimento estendido foi fundamental no período de baixas temperaturas, devido ao aumento das síndromes gripais e das doenças respiratórias, além de outros tantos problemas diagnosticados na nossa população, em especial em crianças e idosos”, aponta o prefeito Benito Paschoal.
A medida também contribuiu para desafogar a demanda do pronto-socorro do Hospital Santa Bárbara, reservando-o para casos graves e urgentes. “Como seguimos com a alta demanda, é imprescindível manter mais opções de atendimento médico, em todos os horários”, alerta o prefeito.
Serviços
O posto fica na avenida Rio Branco, 312, e disponibiliza atendimento médico e de enfermagem. Durante o dia, acontecem os atendimentos da população que mora no interior do município, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, sem fechar ao meio-dia. Já a Sala de vacinas funciona das 8h às 11h30min e das 11h30min às 16h30min, com Farmácia Municipal e Farmácia Solidare.