Os trabalhos iniciais abrangem quatro quilômetros de travessias urbanas em Santa Cruz do Sul e Tabaí
O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, esteve em Santa Cruz do Sul nesta quarta-feira (6) para um ato de início das obras de duplicação da rodovia RSC-287. A cerimônia ocorreu no trevo do Fritz e Frida, em Santa Cruz do Sul, marcando o começo de um dos trabalhos mais aguardados na região.
As obras iniciais abrangem quatro quilômetros de travessias urbanas em Santa Cruz do Sul e Tabaí, com previsão de conclusão até agosto de 2025 e investimento de R$ 80 milhões.
Segundo Leite, as intervenções fazem parte de um contrato de concessão de 30 anos, que prevê a duplicação de 67 quilômetros da rodovia até 2027. “O importante é que a obra está começando, são esses primeiros quatro quilômetros em trechos de travessias urbanas. No ano que vem tem a obrigação de outros sete quilômetros também em travessias e, até 2027, ela vai ter que entregar outros quase 70 quilômetros de duplicação, além da recuperação de vários trechos, das obras feitas onde houve intercorrência por conta das enchentes”, explicou o governador.
Leite destacou que a concessão representa um acerto, pois assegura melhorias e manutenção da rodovia, beneficiando diretamente a comunidade e os usuários. “É uma obra tão importante que merece para quem produz, para quem trabalha, para quem faz turismo aqui. É fundamental que essa rodovia esteja em condições e eu estou muito feliz que a gente possa observar essas obras começando”, ressaltou.
O diretor-geral da Concessionária Rota de Santa Maria, Leandro Conterato, destacou que as melhorias serão realizadas com resiliência climática. “Importante destacar que todas essas obras que serão feitas agora, para reconstrução e duplicação, especialmente nos trechos emergenciais, buscarão incorporar esse conceito de resiliência climática. Serão implementadas melhorias com o objetivo de prevenir que esse tipo de danos ocorram novamente em caso de recorrência de enchentes como essas que aconteceram”, afirmou.
Durante as obras, a concessionária adotará medidas para minimizar o impacto no trânsito. Segundo Conterato, serão priorizados desvios para reduzir interrupções no tráfego, porém haverá etapas onde será necessário bloqueio total da rodovia. “Em função de cada etapa da obra serão construídos desvios para desviar o tráfego ou para um lado, ou para outro, tentando não fazer interrupções. Em alguma etapas, entretanto, será necessário algum bloqueio total. Quando necessário bloqueio total, será feita uma operação programada, divulgada com antecedência”, concluiu.
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