Os números dos terminais fixos não sofrem alteração e permanecem com oito dígitos
Os números de telefones celulares da Região Sul passam a ter nove dígitos a partir deste domingo (6). O usuário que fizer chamadas para esses aparelhos deverá acrescentar o dígito 9 na frente do número original. A alteração vale tanto para ligações efetuadas a partir de aparelhos móveis quanto de telefones fixos. Os números dos terminais fixos não sofrem alteração e permanecem com oito dígitos.
Ligações para celular com os números de oito dígitos ainda serão aceitas até o dia 16 de novembro. A partir desta data, as chamadas não serão completadas, mas um aviso alertará o usuário da mudança até o dia 13 de fevereiro. Após esse período, apenas ligações com nove dígitos serão aceitas.
Cabe ao usuário alterar os números de celulares na agenda de contatos do seu aparelho. Segundo o Procon de Porto Alegre, as operadoras de telefonia oferecem aplicativos gratuitos para inclusão automática do nono dígito em todos os contatos de aparelhos móveis.
Mais linhas
O aumento de oito para nove dígitos nos números de telefones celulares começou a ser implantado no país pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) há quatro anos. O objetivo é aumentar a quantidade de combinações possíveis e, consequentemente, a disponibilidade de linhas de telefonia móvel.
Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul eram os três únicos estados brasileiros onde a mudança ainda não havia ocorrido. Com a inclusão da Região Sul, todos os celulares do país passam a ter nove dígitos.
Notícias relacionadas

Anvisa suspende interdição de venda de creme dental da Colgate
Agência emitiu alerta após reações ao produto com fluoreto de estanho

Empresários acampam para garantir estandes na Feira da Produção de Vera Cruz
Venda inicia nesta segunda-feira, mas o primeiro vera-cruzense chegou na fila na noite de sábado

Superlotação, abandono e maus-tratos: os desafios da Secretaria de Bem-Estar Animal em Santa Cruz
Secretária Bruna Molz pediu apoio da população para reduzir casos de crueldade e promover adoções

ESF Macedo ganha certificação “Amiga da Mãe, Parceria e Criança”
O certificado atesta o alcance das equipes às metas com foco na qualificação da assistência ao pré-natal e ao puerpério