Cultura e Entretenimento

Pantano Grande sedia a 1ª Distribuição da Centelha Regional da Chama Crioula

Publicado em: 06 de setembro de 2024 às 08:30
  • Por
    Portal Arauto
  • Ananias Matos de Freitas, secretário de Educação e Cultura de Pantano Grande, realça evento tradicionalista deste fim de semana | Leandro Porto
    compartilhe essa matéria

    Neste domingo, público expressivo é esperado na abertura oficial para os municípios da 5ª Região Tradicionalista, a partir das 9 horas

    Neste fim de semana, os tradicionalistas da região estarão concentrados no município de Pantano Grande, que organiza uma programação para marcar a 1ª Distribuição da Centelha Regional da 75ª Chama Crioula. O evento é uma realização da Prefeitura Municipal de Pantano Grande e da 5ª Região Tradicionalista, e ocorre entre os dias 7 e 8 de setembro, na Hotelaria Rebenque Velho, situada no Bairro Vila Nova. A geração da Chama ocorreu em Alegrete, dia 18 de agosto, e desde então os cavalarianos estão em deslocamento, agora já no perímetro do município.

    A programação inicia no feriado de 7 de setembro, às 17 horas, com a saída da Chama Crioula da Brigada Militar em direção à rua Papa João XXIII. Por volta das 17h30min os cavalarianos chegam na praça Erico Raabe e às 18 horas ocorre o plantio da árvore da hospitalidade e será feita a inauguração do Marco da 1ª Distribuição da Centelha Regional da 75ª Chama Crioula. Feito isso, ocorre a saída para a Hotelaria Rebenque Velho.

    É no dia seguinte, domingo de 8 de setembro, que a programação deve reunir tradicionalistas da região. Às 8h30min tem o credenciamento das entidades e autoridades e a abertura oficial para essa distribuição da centelha para os municípios da 5ª Região Tradicionalista inicia às 9 horas, ocasião em que é esperada presença expressiva de entidades tradicionalistas de toda região, além do público em geral.

    Ainda, às 12h30min haverá almoço no CTG Carreteiros da Saudade, aberto ao público. E para completar, às 14h30min, domingueira de encerramento com Pegadão Gaúcho.

    Com raízes fortes no tradicionalismo, Pantano Grande foi escolhida para fazer pela primeira vez essa distribuição regional da Chama Crioula e deve atrair entre 15 e 20 municípios no fim de semana. Ananias Matos de Freitas, secretário municipal de Educação e Cultura de Pantano Grande, frisou que é fundamental eventos como esse para a perpetuação da cultura gaúcha no município. Ele frisa que no domingo, todas as escolas da rede municipal estarão presentes em uma apresentação, coreografados por Mateus Teixeira, para acolher a todos os visitantes. “É algo que nos engrandece, nos orgulha e motiva para seguirmos trabalhando a cultura gaúcha dentro do ambiente escolar”, sublinha.

    No ambiente escolar, por exemplo, estão trabalhando a formação de novos gaiteiros, e citou eventos como o 7º Encontro de Gaiteiros realizado recentemente, unindo experientes e aprendizes, “porque a tradição precisa ser passada de geração em geração”, frisa.

    Leia também