Geral

Estado apresenta a municípios do Cisvale proposta de pagamento por cuidados ambientais

Publicado em: 06 de agosto de 2024 às 16:46
  • Fonte
    Assessoria de Imprensa
  • PAGAMENTO POR SERVIÇOS AMBIENTAIS É INSPIRADO NO PROTETOR DAS ÁGUAS | ARQUIVO ARAUTO
    compartilhe essa matéria

    “Agenda Pró-Clima 2050” traz metas e ações, como o desassoreamento de recursos hídricos e a remuneração por serviços

    O Consórcio Intermunicipal de Serviços do Vale do Rio Pardo (Cisvale) recebe nesta quarta-feira (7), a Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano – SEDUR, para apresentação do plano Agenda Pró-Clima 2050. O documento que concentra ações para os próximos 25 anos apresenta também as regras dos programas de incentivo ao cuidado e preservação ambiental, assim como a proposta de desassoreamento de recursos hídricos. O encontro ocorre no auditório do Cisvale, a partir das 13h30min.

    De acordo com a presidente do Cisvale, Sandra Backes, a intenção do consórcio é reunir Prefeitos, Secretários e técnicos da Câmara Setorial do Meio Ambiente, junto aos municípios associados, para esclarecer as propostas do estado, especialmente àquelas ligadas ao incentivo à preservação. “O documento com as ações, que projeta mais de R$ 1,7 bilhão de investimentos na recuperação e cuidado com o meio ambiente revela planos de compensação pela criação de reservas permanentes, remuneração por serviços ambientais e o desassoreamento de recursos hídricos, ação esta que é vital nossa região”, explica.

    Na proposta do estado também está descrito o Plano de Adaptação e Resiliência, formado pelos projetos de desassoreamento dos rios, dividindo esta ação em dois eixos, para recursos hídricos de pequeno porte e recursos hídricos de médio e grande porte. “Nossa expectativa é grande, até mesmo para entender como isso tudo irá funcionar, quanto a elaboração de projetos básicos e qual é a perspectiva para a nossa região”, complementa a presidente do Cisvale.

    Leia também