Artista Carine Josiéle Wendland, de 23 anos, encontrou nas pinturas uma forma de expressar suas ideias
“Acho que nunca cheguei a ‘trabalhar’ com arte, eu vivo ela”. Dessa forma é que a pedagoga e artista visual Carine Josiéle Wendland, de 23 anos, cita o seu amor pelas expressões artísticas. Atualmente, a jovem que mora em Linha Andréas, interior de Vera Cruz, está concluindo sua segunda licenciatura em artes visuais, sendo ainda mestranda em educação.
Segundo Carine, a inspiração para que seu envolvimento com a arte se tornasse tão forte veio dos pais. “Meu pai era uma espécie de artista, minha mãe também. Ambos sempre me incentivaram desde cedo ao estudo e à arte”, ressalta a vera-cruzense. Assim, desde os primeiros anos de vida, os pincéis, lápis e tintas sempre estiveram acompanhando Carine durante a infância. Quando estava na 7ª série, iniciou um curso de pintura óleo sobre tela, no Espaço Arte Ateliê, por onde seguiu por mais dois anos, onde posteriormente começou a participar de diversas exposições municipais com algumas obras.
Relação com a natureza
Utilizando técnicas cada vez mais aprimoradas, a jovem foi ganhando notoriedade pelos belos trabalhos realizados. Isso fez com que fossem recorrentes os pedidos para que ela produzisse algumas obras por encomenda. Segundo Carine, grande parte de suas ideias vem a partir da natureza, que considera muito importante na sua vida artística. “A minha maior inspiração é a natureza, desde sempre. É o que mobiliza meu olhar e sentir. O olhar atento às singularidades do dia a dia, especialmente onde habito e convivo, então a observação e o encantamento com aves, borboletas, flores, e os mais simples insetos, acredito que me embalaram mais ainda às artes, ao detalhe, à minucia do ser”, ressalta a vera-cruzense.
Técnicas e sonhos
Considerada eclética, Carine já realizou trabalhos com pintura em pano de prato, telas, que se tornaram a sua maior paixão, além de pinturas em aquarela, madeira, parede e até arte digital. Nos seus registros, a artista conta com atualmente cerca de 45 telas, algumas pequenas como exercício.
A artista ainda frisa que é necessário paciência para a realizar os trabalhos. “A pintura requer tempo, uma tela não nasce de um dia para o outro, ela pode levar semanas ou meses se pintada aos poucos, pois há o tempo da artesania”, ressalta a jovem, que afirma virem ao natural suas ideias para criar alguma arte. “Quando se está nesse trabalho de produção, a criatividade é um ponto muito importante. No momento em que estou no processo, normalmente há fluidez, porque é um fazer prazeroso. Eu consigo ver e sentir arte em tudo que é canto, além de ser uma experiência imagética, é brincante e sensível tornar algo visível, mobilizando a pessoa com sua potência inventiva e criadora de produzir sentidos numa expansão de pensamento”, conta.
Acompanhe nas redes sociais
Para quem quiser saber mais sobre os trabalhos da jovem, é possível acompanhar através do Instagram em @cw.artes. No perfil, Carine mostra a maioria de seus trabalhos realizados. De acordo com a artista, o perfil na rede social ainda está sendo organizado, mas já é possível notar uma crescente procura de pessoas sobre as suas pinturas.
Confira abaixo alguns trabalhos de Carine:
Notícias relacionadas
Nova escola do Senai em Venâncio Aires poderá atender até 600 alunos
Espaço foi construído em uma área doada pela Administração Municipal
Formação reúne profissionais da educação em Rio Pardo
Palestra abordou o tema “O encanto de ensinar na primeira infância”
ARAUTO REPÓRTER UNISC 5 de Fevereiro de 2025
No Arauto Repórter de hoje, você confere: ➡️ Sérgio Moraes fala em cortar gastos em secretarias ao anunciar déficit de 75 MILHÕES de reais. ➡️ QUINTA edição do Bailinho da Borges é lançado oficialmente. ➡️ UNISC abre inscrições para curso…
Cachorrinha faz a alegria de idosa de 87 anos internada no Hospital Vera Cruz
Visita aconteceu na segunda-feira (3), com acompanhamento da equipe médica e de enfermagem da instituição hospitalar