Geral

RGE Sul irá trazer sustentabilidade a estudantes de Sinimbu

Publicado em: 06 de agosto de 2017 às 12:18 Atualizado em: 19 de fevereiro de 2024 às 15:18
  • Por
    Luiza Adorna
  • Fonte
    Assessoria de Imprensa
  • Divulgação/Projeto Educar para Transformar
    compartilhe essa matéria

    Alunos e educadores da rede pública participarão das atividades nesta segunda-feira

    Com o objetivo de levar a temática da sustentabilidade para dentro das escolas públicas, o projeto Educar para Transformar, da concessionária de energia elétrica RGE Sul, realiza atividades em Sinimbu na próxima segunda-feira (7). Estudantes dos anos iniciais do Ensino Fundamental vivenciarão as ações educativas no Ginásio da Escola Municipal de Ensino Fundamental Nossa Senhora da Glória, em dois turnos, com início às 9h e às 13h30min.

    O projeto itinerante visa à formação de sociedades mais conscientes e comprometidas com o planeta. Para isso aposta na educação, por meio da abordagem dos temas energia, água, resíduos e mobilidade e suas aplicações no dia a dia. Até setembro, o terceiro ciclo do Educar para Transformar percorrerá os 118 municípios da área de abrangência da empresa.

    Serão realizadas 300 ações gratuitas, que se dividem em dois momentos. Os Seminários Regionais – capacitações específicas para educadores – têm como tema “Educação para a formação de sociedades sustentáveis” e contemplam em sua programação oficinas, workshops e uma mesa redonda com três palestrantes. Já as Ações são momentos de aprendizagem por meio de atividades lúdicas, desenvolvidas para alunos do 1º ao 5º ano e realizadas em cada um dos municípios.

    Integram as atividades um grande círculo para a encenação de um espetáculo teatral, além de jogos e dinâmicas sobre o uso seguro e eficiente de energia elétrica, destino correto do lixo, consumo consciente de água e mobilidade. Nas duas ocasiões são entregues materiais pedagógicos – Revista do Professor, Revistas dos Alunos e CD – para fomentar a continuidade dos trabalhos nas escolas.

    Pertencente ao Programa de Eficiência Energética da RGE Sul, o projeto é realizado em parceria com as Prefeituras, por meio das Secretarias Municipais de Educação, e Coordenadorias Regionais de Educação. A iniciativa percorreu 79 cidades nos seus dois primeiros ciclos (2012 e 2014/2015), com a participação de mais de 204 mil pessoas.