Cultura e Entretenimento

Santa Cruz terá programação cultural sobre o Bicentenário da Imigração Alemã em julho

Publicado em: 06 de julho de 2024 às 09:06 Atualizado em: 06 de julho de 2024 às 10:19
  • Por
    Emily Lara
  • Foto: Pedro Thessing/Grupo Arauto
    compartilhe essa matéria

    Ao longo dos festejos em 2024, a comissão tem o propósito de celebrar os antepassados que ergueram as cidades da região

    O presidente da Comissão do Bicentenário da Imigração Alemã da Região de Santa Cruz do Sul, Paulo Trinks, participou do programa Rádio Revista, na Arauto News, e revelou uma grande programação cultural prevista na região sobre o tema da imigração.

    Entre os eventos, Trinks destacou a exposição na Pinacoteca Unisc, que iniciou nessa sexta-feira (5). Entre 24 telas da Pinacoteca e 34 fotografias do Centro de Documentação Unisc (Cedoc), o público poderá prestigiar uma pequena mostra da vida, dos costumes, do trabalho e da arquitetura deixada pelos imigrantes. Haverá obras de artistas como Frantz Steimbacher, Regina Simonis, Traudi Meurer, Ilse O’Meagher, Gastão Tesche, entre outros.

    No dia 12 de julho serão comemorados os 172 anos da Escola Afonso Pedro Rabuske, onde a comissão também estará presente. No evento, haverá apresentação de comidas típicas e trabalhos de alunos sobre a história da imigração alemã. Já em 15 de julho, a Câmara de Vereadores de Santa Cruz do Sul se prepara para uma homenagem ao aniversário da imigração.

    “Uma programação intensa que já tivemos e vamos ter sobre os 200 anos e 175 anos de imigração alemã”, destacou.

    Paulo também falou sobre o Encontro de Corais que é sempre muito aguardado pela comunidade. “Dia 20 teremos várias programações, inclusive o Encontro de Corais, a partir das 19h, no Teatro do Mauá. Ele é sempre muito esperado, pois é cantado em alemão”, revelou.

    Ao longo dos festejos em 2024, a comissão tem o propósito de celebrar os antepassados que ergueram as cidades da região, analisar a realidade das entidades ligadas à tradição germânica e também projetar intercâmbios futuros, mostrando a organização da região para o Brasil e para a Alemanha.

    Escute a entrevista completa: