Política

Deputado Airton Artus destaca esforços por mais segurança em Venâncio Aires

Publicado em: 06 de julho de 2024 às 12:02
  • Por
    Emily Lara
  • Colaboração
    Eduardo Wachholtz
  • Foto: Leandro Porto/ Grupo Arauto
    compartilhe essa matéria

    Penitenciária Estadual de Venâncio Aires foi um dos assuntos abordados durante entrevista na Arauto News

    Em entrevista ao Direto ao Ponto, na Arauto News, o deputado estadual Airton Artus (PDT) destacou o trabalho na Assembleia Legislativa na busca por mais segurança para Venâncio Aires e região.

    A Penitenciária Estadual de Venâncio Aires (Peva) foi inaugurada em 2014, quando o parlamentar ainda atuava como prefeito da Capital do Chimarrão. Entretanto, parte das condições estabelecidas para a instalação da estrutura não foram cumpridas. Ele revelou que ainda acredita no cumprimento do acordo formulado entre o município e o governo do Estado para instalação da penitenciária na região da Estância Nova.

    “Alguns pontos já foram contemplados. Se pediu na época que não fosse excedido a capacidade da Peva, entre 500 e 600 presos, para não haver aquele perigo de superlotação. Houve uma mudança na vará de execuções criminais para Santa Cruz. Então a Peva, mesmo sendo um presídio estadual, ele tem características regionais, geralmente são condenados ou pessoas presas em flagrante aqui da região, que era uma das reivindicações. A questão da delegacia e do aumento efetivo também fazia parte, a transferência de um posto policial de Taquari para Estância Nova, porque eu acho que ele é muito importante até pela parte urbana”, disse.

    Artus destacou ainda que trabalha para o cumprimento das outras condições, como a construção de uma nova sede delegacia de Polícia Civil.  Para o deputado estadual, o governo deveria valorizar os gestores que aceitaram colaborar com o serviço penitenciário.

    “Muitas vezes falta uma hierarquia, um pulso e uma decisão do governo do Estado para fazer essa determinação. Mas nós procuramos colaborar com o governo, com o judiciário, com o serviço penitenciário, fizemos tudo para que se pudesse ter um presídio, porque eu acho que tem que ter presídio. […] Teve uma época em que a justiça condenava e tinha que ir para casa, não tinha onde botar, as delegacias ficaram cheias, depois as pessoas ficaram presas dentro dos carros, e aí começaram a liberar. Então tem que nesse processo ter um conjunto de ações e de colaboração para que se tivesse mais casas prisionais. E claro, casas prisionais decentes, com a recuperação e com a socialização”, pontuou.

    Airton Artus afirmou que segue trabalhando na Assembleia Legislativa para o cumprimento das condições estabelecidas há quase dez anos. A Penitenciária Estadual de Venâncio Aires foi inaugurada em 2014, na gestão de Tarso Genro. A obra custou R$ 21 milhões aos cofres estaduais.

    Escute a entrevista completa: