Polícia

“Operação Irmandade é a maior da história de Encruzilhada”, diz delegado

Publicado em: 06 de junho de 2024 às 11:41
  • Por
    Nícolas da Silva
  • Foto: Nícolas da Silva/Portal Arauto
    compartilhe essa matéria

    Alvo da ação da manhã desta quinta-feira foi uma facção que estimulava ataques contra autoridades e tinha ligação com o tráfico de drogas

    “A maior operação da história de Encruzilhada do Sul”. Foi assim que o delegado Róbinson Palominio definiu o trabalho da Polícia Civil na manhã desta quinta-feira (6), quando foi deflagrada a Operação Irmandade. O alvo da ação foi uma facção que estimulava ataques contra autoridades e tinha ligação direta com o tráfico de drogas na região. O trabalho contou com ajuda de efetivos de delegacias da 16ª Região.

    Em ações coordenadas, os agentes cumpriram 22 ordens judiciais nas cidades de Encruzilhada do Sul, Venâncio Aires, Igrejinha, Três Coroas, Charqueadas e Camaquã. A operação teve início em dezembro de 2023, após um homem ser preso pela Brigada Militar (BM) em Encruzilhada. Com ele foram apreendidos drogas e materiais para embalar os ilícitos, além de um celular.

    No aparelho os policiais encontraram um grupo em que conversas denotavam para o tráfico de drogas e incentivo a ataques contra autoridades, como juízes e policiais

    SAIBA MAIS: Polícia Civil deflagra operação em Encruzilhada do Sul visando o tráfico de drogas

    22 ordens judiciais foram cumpridas na manhã desta quinta-feira | Foto: Nícolas da Silva/Portal Arauto

    Maior da história

    Em entrevista ao Grupo Arauto, o delegado Róbinson citou que a operação representa um dia histórico para a cidade. “Modéstia a parte, foi a maior operação da história do município. É um município pequeno, de apenas 23 mil habitantes, então encontrar dezenas de traficantes, conseguir a prisão de dez deles e mais 12 mandados de busca, inclusive traficantes que foram para outras cidades e que têm carros de luxo, é uma operação muito significativa numa cidade pequena. Aqui o efetivo é de três pessoas, mas essas três trabalham por dez, trabalham muito bem e recebemos apoio de outras cidades, como Cachoeira, Santa Cruz e outras que vieram para cá. A gente passou do número de 40 policiais para cumprir tudo isso“, destacou Palominio.