Estudos técnicos com base nos pontos atingidos estão entre as ações adotadas
Um ano após a enchente que afetou diversas regiões do Rio Grande do Sul, Vera Cruz adota uma postura voltada ao aprendizado e à prevenção. Segundo o prefeito Gilson Becker, estão sendo realizados estudos técnicos com base nos locais atingidos, para embasar decisões futuras sobre obras, licenciamentos e ocupação urbana.
“Logo após os trabalhos emergenciais, focamos nas residências atingidas. Agora, pensando em prevenção e nos cenários climáticos futuros, levantamos as cotas de inundação para orientar os licenciamentos de novos loteamentos, residências e empreendimentos. A ideia é impedir construções em áreas alagáveis”, explicou durante entrevista à reportagem.
Além das ações de planejamento urbano, a Prefeitura também investe no fortalecimento da estrutura de resposta a emergências. Estão sendo adquiridos novos equipamentos para a Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros, e o grupo de voluntários está sendo reorganizado, com foco em capacitação e agilidade em situações críticas. “Estamos sempre buscando evoluir para que estejamos cada vez mais preparados para enfrentar momentos intensos”, ressaltou.
As equipes do governo do Estado também contribuíram com dados precisos para dimensionar os impactos da enchente. Utilizando imagens de satélite e informações do Censo 2022, foi possível identificar com mais clareza o número de pessoas e imóveis atingidos. Em Vera Cruz, dos 13.625 endereços existentes, 469 foram diretamente afetados— 3,4% do total.
Ficou interessado e quer saber mais? Esse é um dos pontos abordados no podcast que o Grupo Arauto produziu sobre o primeiro anos das enchentes em Vera Cruz. Ouça:
Notícias relacionadas

ÁUDIO: ouça o podcast sobre o primeiro ano da enchente em Vera Cruz
Cidade chegou a ficar isolada do restante da região após problemas estruturais em três rodovias

A união faz a força: Vera Cruz mostrou significado do ditado na prática
Mobilização envolveu moradores, voluntários, empresas privadas e o poder público

Avança recuperação do acostamento da ERS-409 um ano após as enchentes
Projeto de construção da ciclofaixa, conforme Executivo, também se mantém

Entre lágrimas e superação: como a enchente também marcou quem contou a história
Quem esteve na linha de frente precisou lidar com momentos de emoção em meio a necessidade de levar informações à comunidade