Iniciativa reforça o papel da cooperativa na construção de comunidades mais unidas e desenvolvidas
O Sicredi, instituição financeira cooperativa com forte presença na região, no Rio Grande do Sul e em todo o país, lançou oficialmente o movimento Somos do Sul, Somos Brasil. A iniciativa celebra a conexão histórica da cooperativa com o povo e a cultura gaúcha, reafirmando valores que unem tradição e compromisso com um futuro mais cooperativo e próspero.
Como marco simbólico do movimento, o Sicredi ativou uma homenagem à música regional com uma releitura emocionante do Canto Alegretense, um dos maiores clássicos da música gaúcha. A nova versão é interpretada pelo cantor e compositor Lucas Lima, que trouxe emoção e contemporaneidade à canção, respeitando suas raízes e ampliando seu alcance.
A nova letra carrega um recado claro: há um segredo que move o Sul e inspira o país: o atendimento humano, a proximidade com as pessoas e a crença coletiva de que cooperar é o caminho para um futuro melhor para todos. Somos do Sul, Somos Brasil é um movimento que reforça o orgulho do Sicredi por sua origem gaúcha e o papel da cooperativa na construção de comunidades mais unidas e desenvolvidas.
Segundo o presidente do Sicredi Vale do Rio Pardo, Heitor Álvaro Petry, ao valorizar a cultura local e ampliar a mensagem para todo o Brasil, o Sicredi evidencia que suas raízes não limitam sua atuação, pelo contrário, fortalecem seu propósito de gerar impacto positivo onde quer que esteja.
“O Sicred tem as suas raízes no Rio Grande do Sul, mas ao mesmo tempo hoje está presente em todo o Brasil, o que nos potencializa, cria uma força sistêmica muito grande e repercute na essência e no propósito do cooperativismo, e também no aspecto de apoio ao desenvolvimento social e ao desenvolvimento econômico. Então, a campanha se traduz muito em evocar os grandes valores e a força do povo gaúcho integrado com todo o Brasil”, disse.
Ainda, o presidente destacou que a releitura emocionante do Canto Alegretense tem o objetivo de destacar toda a força do povo gaúcho, especialmente após as enchentes. “O lançamento desta campanha está relacionado ao poder de retomada após o desastre que ocorreu no estado, destacando a importância do cooperativismo no papel de apoiar pessoas, entidades e as comunidades aonde o Sicred atua, conseguindo trazer muito apoio de todo o Brasil para dentro das regiões atingidas, e que enaltece também a força de trabalho, de resiliência, de retomada e de recuperação do povo gaúcho, apoiado também pelo Brasil como um todo”, destacou Petry.