Economia

Presidente do INSS diz que ressarcimento de aposentados e pensionistas será feito através da mesma conta

Publicado em: 06 de maio de 2025 às 09:27
  • Por
    Portal Arauto
  • Colaboração
    G1
  • Foto: MARCELLO CASAL JR/Reprodução/AGÊNCIA BRASIL
    compartilhe essa matéria

    Apesar das novas informações, Gilberto Waller Júnior não detalhou como identificar se houve descontos indevidos

    Os aposentados e pensionistas, que tiveram seus recursos descontados indevidamente na fraude do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), terão os valores devolvidos pela mesma conta onde são depositados os benefícios previdenciários. A informação foi confirmada pelo presidente do INSS, Gilberto Waller Júnior, nesta terça-feira (6), ao G1.

    Conforme informações repassadas pela instituição, nessa segunda (7), o novo presidente do INSS disse que o plano de ressarcimento está em fase final e que deve ser entregue até a próxima semana. Waller citou ainda que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) pediu agilidade no pagamento do recurso, mas reforçou que o início do pagamento ainda não começou.

    Segundo a investigação da fraude no INSS, entidades sindicais que oferecem serviços a aposentados cadastravam pessoas sem autorização e descontavam mensalidades dos benefícios pagos pelo INSS.

    A entidade estima que 4,1 milhões de beneficiários podem ter sido vítimas dos descontos, e o prejuízo pode chegar a R$ 6,3 bilhões entre 2019 e 2024.

    Waller ainda alerta para golpes que estão sendo feitos por criminosos. “Da mesma conta que ele recebe, o seu benefício previdenciário vai ser depositado. Por isso eu peço, é para todos, não caia em outros golpes, não assine nada, não abra link, não acredite em ninguém que esteja vendendo facilidade”, disse.

    Em alguns casos, bandidos abordam aposentados por telefone ou mensagens de WhatsApp se passando por funcionários do INSS e utilizam os dados da vítima para prometer a devolução do dinheiro descontado indevidamente.