Cultura e Entretenimento

“É uma sensação de dever cumprido”, avalia presidente da Fenachim sobre primeiros dias de evento

Publicado em: 06 de maio de 2025 às 15:03
  • Por
    Mônica da Cruz
  • Foto: Mônica da Cruz/Grupo Arauto
    compartilhe essa matéria

    Festividade recomeça nesta quarta-feira e segue até domingo

    A 17ª Festa Nacional do Chimarrão (Fenachim) retorna nesta quarta-feira (7), no Parque Municipal do Chimarrão, em Venâncio Aires. Nos quatro primeiros dias da festividade – de 1º a 4 de maio -, cerca de 50 mil pessoas visitaram e acompanharam a programação. O número surpreendeu positivamente a comissão organizadora, que espera uma movimentação ainda maior para os próximos cinco dias.

    Para o presidente da Fenachim, Vilmar de Oliveira, a previsão do tempo favorável e a programação diversificada foram fatores que contribuíram para a adesão da comunidade de Venâncio Aires e da região. “A avaliação é muito positiva. Nós tivemos dias lindos e isso nos ajudou, também tivemos a abertura oficial na quinta-feira, com um fluxo grande de pessoas em função até do dia 1º ser feriado e muitas pessoas estarem descansando e aproveitando a festa. E, claro, a presença do governador do Estado, que, institucionalmente, é muito importante e valoriza a festa”, destaca.

    Oliveira salienta que o maior fluxo de visitantes foi registrado no final de semana, especialmente no domingo que a expectativa da comissão foi superada. “É claro que o tempo ajuda, mas a programação também faz com que as pessoas se desloquem até o Parque do Chimarrão. A expectativa foi superada e os expositores também estavam contentes com a evolução dos negócios na feira.”

    A comissão organizada da 17ª Fenachim trabalha com a projeção de 120 mil visitantes até o final da festividade. Para o presidente da Festa com Sabor do Rio Grande, o número deve ser alcançado, uma vez que a comunidade poderá prestigiar mais cinco dias de programação intensa. “Teremos atrações significativas. Destaco, por exemplo, o Rodeio Crioulo, que sempre traz um número muito significativo de visitantes e é um esporte apreciado por todos. Também teremos o show do Raça Negra, que está sendo muito procurado e terá um bom público”, detalha.

    Diante dos primeiros quatro dias de evento, Oliveira reforça que “a sensação é de dever cumprido”. Para ele, a Fenachim já é um grande sucesso e isso se deve aos profissionais envolvidos no planejamento, na organização e na realização de todas as etapas. Conforme o presidente, a festividade é realizada por muitas mãos, seja através do Poder Público, da Associação Festa Nacional do Chimarrão (Afenachim) ou dos voluntários.

    A Fenachim ocorre até domingo (11). A entrada no Parque do Chimarrão custa R$ 20,00 por pessoa. No domingo, porém, a entrada será gratuita até as 15h, como forma de celebrar o aniversário de Venâncio Aires.

    Leia também