Iniciativa será desenvolvida a partir de emenda parlamentar do deputado Marcelo Moraes; saiba mais
A Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), apresentou, na última sexta-feira (6), um projeto, ainda em construção, que pretende atender pessoas autistas e suas famílias em Santa Cruz. Participaram do encontro o reitor da Unisc, Rafael Frederico Henn, o prefeito Sérgio Moraes, o deputado federal Marcelo Moraes, a deputada estadual Kelly Moraes, secretários municipais, vereadores, representantes de entidades ligadas a causa do autismo, e docentes da universidade.
Com emenda do deputado federal Marcelo Mores, no valor de R$ 3 milhões, o projeto é denominado Espectro Unisc, Inclusão que Transforma. “Nesta fase inicial, pretendemos atender somente autistas e familiares de Santa Cruz, mas à medida que o projeto vai acontecendo, queremos ampliar para outros municípios da região”, disse o reitor da Unisc.
Segundo a coordenadora do projeto, Rafaela Weis Jackisch, a proposta visa promover a inserção social, o protagonismo da pessoa com TEA, além do desenvolvimento de habilidades cognitivas, motoras e sócio-afetivas, e para pessoas de várias faixas etárias. “O público-alvo do projeto são crianças a partir de dois anos, adolescentes e adultos, mas que possuem diagnóstico de TEA”, explicou.
Segundo ela, os inscritos participarão de atividades físicas adaptadas, tanto no meio aquático como no solo, e sempre com a participação da família. Terão também avaliação psicológica e acompanhamento alimentar e odontológico, além de cuidado farmacêutico. Assessoria jurídica também será disponibilizada. Segundo o projeto, serão adaptados vários espaços interativos para a realização de oficinas e tarefas.
Presente na reunião de apresentação do projeto, o deputado federal Marcelo Moraes, justificou sua bandeira pela causa do autismo. “Enquanto parlamentar, participei de reuniões difíceis sobre este tema, e presenciei o sofrimento de muitas pessoas e famílias que precisam de ajuda por possuírem este transtorno. Por isso podem contar comigo nesta causa”, disse o deputado. Ele sugeriu ainda de a universidade criar cursos preparatórios para a capacitação de profissionais para atuarem na área do autismo.
Na próxima semana, a Unisc realizará um encontro com famílias interessadas em aderir ao projeto, com o objetivo de mapear as principais necessidades e assim poder avançar nas próximas etapas do projeto. O lançamento da iniciativa está previsto para o dia 25 de abril.
Notícias relacionadas

Horóscopo: a semana começa com uma facilidade para lidar com assuntos que necessitem concentração e atenção
Um bom período para ter conversas e trocas de conhecimentos com que você convive.

Estamos em Brasília ou em Santa Cruz?
Não é raro ver vereadores utilizando seus espaços de fala não para tratar dos problemas da cidade, mas para exaltar ou criticar figuras da política nacional

Por Eduardo Wachholtz

O dia mais belo: HOJE
O dia mais belo: hoje A coisa mais fácil: errar O maior obstáculo: o medo O maior erro: o abandono A raiz de todos os males: o egoísmo A distração mais bela: o trabalho A pior derrota: o desânimo Os melhores professores: as crianças A primeira necessidade: comunicar-se O…

Vacina contra a gripe será aplicada em 17 unidades de saúde em Venâncio Aires
Novas doses serão recebidas semanalmente; confira grupos prioritários